Logo PUC-Rio Logo Maxwell
ETDs @PUC-Rio
Estatística
Título: CINEMA E ENSINO DE HISTÓRIA NA PERSPECTIVA DE PROFESSORES DE HISTÓRIA
Autor: WALDEMIR DE ARAUJO FILHO
Colaborador(es): ROSALIA MARIA DUARTE - Orientador
Catalogação: 31/JAN/2008 Língua(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Notas: [pt] Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
[en] All data contained in the documents are the sole responsibility of the authors. The data used in the descriptions of the documents are in conformity with the systems of the administration of PUC-Rio.
Referência(s): [pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=11294&idi=1
[fr] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=11294&idi=3
DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.11294
Resumo:
Este trabalho de pesquisa teve como objetivo principal descrever e analisar práticas de uso de filmes por docentes de história da educação básica, tendo como eixos centrais as seguintes questões: O que leva professores de história a fazer uso de filmes em suas aulas? Que concepções esses professores têm de cinema e de ensino de história? Que critérios utilizam para selecionar os filmes que exibem? Que uso eles fazem dos filmes no espaço escolar? Como avaliam os resultados das atividades que desenvolvem? Tendo em conta o objetivo e questões mencionadas, optei por um perfil de pesquisa de base qualitativa e, nesta, por trabalhar com entrevistas estruturadas. Foram entrevistados professores de história das redes pública e privada de ensino básico da cidade do Rio de Janeiro, selecionados em sistema de rede, ou seja, a partir de um ego-focal - informante qualificado, que conhece bem o campo em estudo e se dispõe a ser o primeiro de possíveis entrevistados - cada entrevistado indica outros possíveis informantes naquele campo configurando assim uma rede de especialistas no tema que está sendo investigado. O estudo tomou como ponto de partida, o fato de que apesar do filme se fazer presente de maneira expressiva nas aulas de história do ensino fundamental e médio, ainda não haver um volume significativo de estudos que busquem descrever e analisar o que leva os docentes dessa disciplina a fazer uso do filme e que usos são estes.
Descrição: Arquivo:   
CAPA, AGRADECIMENTOS, RESUMO, ABSTRACT E SUMÁRIO PDF    
CAPÍTULO 1 PDF    
CAPÍTULO 2 PDF    
CAPÍTULO 3 PDF    
CAPÍTULO 4 PDF    
CAPÍTULO 5 PDF    
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS E ANEXOS PDF