Título: | DESIGN EM TRABALHOS LÚDICOS PARA ARTE-TERAPIA EM EDUCAÇÃO E SAÚDE | ||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
Autor: |
VIRGINIA MARIA CASTILHO RIBEIRO DE SOUZA |
||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
Colaborador(es): |
JOSE LUIZ MENDES RIPPER - Orientador |
||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
Catalogação: | 27/DEZ/2007 | Língua(s): | PORTUGUÊS - BRASIL |
||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
Tipo: | TEXTO | Subtipo: | TESE | ||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
Notas: |
[pt] Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio. [en] All data contained in the documents are the sole responsibility of the authors. The data used in the descriptions of the documents are in conformity with the systems of the administration of PUC-Rio. |
||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
Referência(s): |
[pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=11102&idi=1 [en] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=11102&idi=2 |
||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
DOI: | https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.11102 | ||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
Resumo: | |||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
A presente pesquisa busca evidenciar uma atitude diante do
conhecimento desenvolvido
na rede pública, em seu Ensino Médio, na cidade do Rio de
Janeiro / RJ. Instala-se como
atividade complementar pedagógica, através de dinâmicas
arte-terapêuticas, com o
enfoque do Neuro-Design, integrando o Design Social.
Esse novo segmento, o Neuro-Design, visa demonstrar de
modo lúdico, a plasticidade
cerebral como a capacidade do sistema nervoso para alterar
o funcionamento do sistema
motor e perceptivo baseado em mudanças do ambiente,
através da conexão e
(re)aconexão das sinapses nervosas, organizando e (re)
organizando as informações dos
estímulos motores e sensitivos. (Relvas, 2005:69-70) 1.
Entre outros, são utilizados
como canais, elementos biológicos como o bambu e as
flores, além de nosso próprio
corpo, pela linguagem da música e da dança.
|
|||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
|