Logo PUC-Rio Logo Maxwell
ETDs @PUC-Rio
Estatística
Título: ESTUDO DAS CONDIÇÕES DE FLUXO PELA BARRAGEM DE TERRA DA MARGEM ESQUERDA DE ITAIPU
Autor: PEDRO DE CARVALHO THA
Colaborador(es): TACIO MAURO PEREIRA DE CAMPOS - Orientador
LUIZ ALKIMIN DE LACERDA - Coorientador
Catalogação: 26/DEZ/2007 Língua(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Notas: [pt] Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
[en] All data contained in the documents are the sole responsibility of the authors. The data used in the descriptions of the documents are in conformity with the systems of the administration of PUC-Rio.
Referência(s): [pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=11080&idi=1
[en] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=11080&idi=2
DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.11080
Resumo:
A barragem de Itaipu consiste em uma série de estruturas cujo comprimento total é de 7744 m. Uma dessas estruturas é a Barragem de Terra da Margem Esquerda (BTME), cuja extensão é de 1989 m. A BTME está fundada diretamente sobre o solo do local, que consiste em um perfil de intemperismo de basalto, indo desde argila, na superfície, à rocha sã. Seu comportamento é monitorado por 9 piezômetros elétricos, 26 piezômetros standpipe, 12 medidores de nível d`água e seis medidores de vazão. Os medidores de vazão foram inicialmente projetados para medir a água de percolação pelo corpo da barragem. Para tanto, a barragem dispõe de um sistema de canaletas para coletar a água que sai dos filtros internos e conduzi-la aos medidores. Contudo, só ocorre saída de água pelos filtros em pequenos trechos da barragem e não se tinha conhecimento da origem das águas medidas, pois ao longo da operação da usina, alterações foram feitas para drenar áreas alagadas e a água de drenagem foi conduzida ao sistema de canaletas. O objetivo desta dissertação é identificar a origem das águas medidas pelos medidores de vazão e entender como se dá o fluxo pela fundação e corpo da barragem de terra da margem esquerda. Para tanto, utilizou-se um modelo em elementos finitos, com o programa SEEP/W, para oito seções instrumentadas da barragem e procedeu-se correlações estatísticas entre todos os instrumentos da BTME. A principal conclusão obtida foi de que os medidores de vazão medem primordialmente água do reservatório que infiltra pelas fundações e que apenas uma parcela da água infiltrada é medida.
Descrição: Arquivo:   
CAPA, AGRADECIMENTOS, RESUMO, ABSTRACT, SUMÁRIO E LISTAS PDF    
CAPÍTULO 1 PDF    
CAPÍTULO 2 PDF    
CAPÍTULO 3 PDF    
CAPÍTULO 4 PDF    
CAPÍTULO 5 PDF    
CAPÍTULO 6 PDF    
CAPÍTULO 7 PDF    
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS E ANEXOS PDF