Título: | CLIMA ESCOLAR UM ESTUDO SOCIOLÓGICO DE UMA INSTITUIÇÃO PÚBLICA DE EXCELÊNCIA | |||||||
Autor: |
VERENA GIGLIO DE MEDEIROS |
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Colaborador(es): |
ZAIA BRANDAO - Orientador |
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Catalogação: | 18/DEZ/2007 | Língua(s): | PORTUGUÊS - BRASIL |
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Tipo: | TEXTO | Subtipo: | TESE | |||||
Notas: |
[pt] Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio. [en] All data contained in the documents are the sole responsibility of the authors. The data used in the descriptions of the documents are in conformity with the systems of the administration of PUC-Rio. |
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Referência(s): |
[pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=11054&idi=1 [en] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=11054&idi=2 |
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DOI: | https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.11054 | |||||||
Resumo: | ||||||||
Este trabalho situa-se no contexto das pesquisas que
investigam as instituições escolares consideradas de
excelência. Objetivou identificar o clima de uma escola de
prestígio, orientado pelas características das escolas
eficazes. Pretendeu articular as dimensões macro e micro,
que permitissem uma aproximação à singularidade da
instituição. Na primeira parte foram construídos perfis de
alunos, pais e professores, a partir de um survey
realizado pelo SOCED - Grupo de Pesquisa em Sociologia da
Educação da PUC-Rio, do qual participo, na pesquisa
Processos de Produção de Qualidade de Ensino, da qual
constam nove escolas consideradas pela mídia, como algumas
das melhores da cidade do Rio de Janeiro. Na segunda
parte, foi realizado um trabalho de campo, buscando um
olhar mais próximo, que apontasse as peculiaridades e as
razões de sua distinção no universo pesquisado. O clima
escolar da instituição, recorte específico desta pesquisa,
parece decorrer, principalmente, da forma como se
articulam os recursos disponíveis, a partir do engajamento
e a predisposição da maioria dos agentes escolares, para
superação das dificuldades, e o fortalecimento das equipes.
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