Logo PUC-Rio Logo Maxwell
ETDs @PUC-Rio
Estatística
Título: CLIMA ESCOLAR UM ESTUDO SOCIOLÓGICO DE UMA INSTITUIÇÃO PÚBLICA DE EXCELÊNCIA
Autor: VERENA GIGLIO DE MEDEIROS
Colaborador(es): ZAIA BRANDAO - Orientador
Catalogação: 18/DEZ/2007 Língua(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Notas: [pt] Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
[en] All data contained in the documents are the sole responsibility of the authors. The data used in the descriptions of the documents are in conformity with the systems of the administration of PUC-Rio.
Referência(s): [pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=11054&idi=1
[en] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=11054&idi=2
DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.11054
Resumo:
Este trabalho situa-se no contexto das pesquisas que investigam as instituições escolares consideradas de excelência. Objetivou identificar o clima de uma escola de prestígio, orientado pelas características das escolas eficazes. Pretendeu articular as dimensões macro e micro, que permitissem uma aproximação à singularidade da instituição. Na primeira parte foram construídos perfis de alunos, pais e professores, a partir de um survey realizado pelo SOCED - Grupo de Pesquisa em Sociologia da Educação da PUC-Rio, do qual participo, na pesquisa Processos de Produção de Qualidade de Ensino, da qual constam nove escolas consideradas pela mídia, como algumas das melhores da cidade do Rio de Janeiro. Na segunda parte, foi realizado um trabalho de campo, buscando um olhar mais próximo, que apontasse as peculiaridades e as razões de sua distinção no universo pesquisado. O clima escolar da instituição, recorte específico desta pesquisa, parece decorrer, principalmente, da forma como se articulam os recursos disponíveis, a partir do engajamento e a predisposição da maioria dos agentes escolares, para superação das dificuldades, e o fortalecimento das equipes.
Descrição: Arquivo:   
CAPA, AGRADECIMENTOS, RESUMO, ABSTRACT, SUMÁRIO E LISTAS PDF    
CAPÍTULO 1 PDF    
CAPÍTULO 2 PDF    
CAPÍTULO 3 PDF    
CAPÍTULO 4 PDF    
CAPÍTULO 5 PDF    
CAPÍTULO 6 PDF    
CAPÍTULO 7 PDF    
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS E ANEXOS PDF