Título: | A EDUCAÇÃO PELA POESIA: ANÁLISE DOS LIVROS II, III E X DA REPÚBLICA DE PLATÃO | ||||||||||||||||||||||||||||||||
Autor: |
MARCIO CORREA PEREIRA |
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Colaborador(es): |
MAURA IGLESIAS - Orientador |
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Catalogação: | 23/OUT/2007 | Língua(s): | PORTUGUÊS - BRASIL |
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Tipo: | TEXTO | Subtipo: | TESE | ||||||||||||||||||||||||||||||
Notas: |
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Referência(s): |
[pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=10736&idi=1 [en] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=10736&idi=2 |
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DOI: | https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.10736 | ||||||||||||||||||||||||||||||||
Resumo: | |||||||||||||||||||||||||||||||||
Este trabalho consiste em uma análise do tratamento
dispensado por Platão
à poesia no diálogo A República. A proposta que Platão
apresenta para a poesia
tem profundas motivações éticas e políticas. A poesia
(mito) é o principal
componente da primeira parte de um processo educacional
que tem por principal
objetivo instruir a classe de cidadãos que será
responsável pela segurança e pelo
governo da cidade idealizada no diálogo. Em suas
composições, os poetas devem
obedecer a normas que são estabelecidas a partir de
critérios pedagógicos. Tais
normas são necessárias para fazer com que a poesia
contribua positivamente para
o desenvolvimento de um caráter belo e bom. A teoria
poética tem início nos
livros II e III, mas, devido a certas noções que serão
esclarecidas posteriormente a
essa primeira abordagem da poesia, sua conclusão somente
pode terminar em um
segundo momento. Por isso, defenderemos que o livro X é
necessário para
completar as determinações que são estabelecidas para a
poesia, e que há uma
continuidade entre os argumentos defendidos no primeiro
estágio com os do
segundo estágio da crítica poética. Na primeira parte
desta dissertação,
analisaremos as teses defendidas nos livros II e III,
onde
Platão inicia a construção
do paradigma de normas poéticas. Em seguida, veremos a
conclusão das
considerações sobre a poesia apresentada no livro X.
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