Título: | A ESCOLA É O SILÊNCIO DA BATUCADA? ESTUDO SOBRE A RELAÇÃO DE UMA ESCOLA PÚBLICA NO BAIRRO DE OSWALDO CRUZ COM A CULTURA DO SAMBA | |||||||
Autor: |
AUGUSTO CESAR GONCALVES E LIMA |
|||||||
Colaborador(es): |
VERA MARIA FERRAO CANDAU - Orientador |
|||||||
Catalogação: | 26/JUL/2005 | Língua(s): | PORTUGUÊS - BRASIL |
|||||
Tipo: | TEXTO | Subtipo: | TESE | |||||
Notas: |
[pt] Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio. [en] All data contained in the documents are the sole responsibility of the authors. The data used in the descriptions of the documents are in conformity with the systems of the administration of PUC-Rio. |
|||||||
Referência(s): |
[pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=6713&idi=1 [fr] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=6713&idi=3 |
|||||||
DOI: | https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.6713 | |||||||
Resumo: | ||||||||
Esta tese de doutorado é uma pesquisa de inspiração
etnográfica que busca entender como se dão as relações
entre a
cultura escolar/cultura da escola e uma das culturas
sociais de
referência dos/as estudantes, denominada cultura do samba.
As
discussões acerca da importância da escola dialogar com as
culturas
sociais de referências dos/as estudantes foi o ponto de
partida para a
pesquisa. A hipótese inicial era de que os/as alunos/as de
uma
escola situada num bairro com tradição de samba
provavelmente
teriam uma relação muito profunda com esta cultura, o que
se
verificou problemático. Para a análise deste aspecto, foi
construído
o conceito de cultura do samba para dar conta das redes de
significado, costumes, práticas, comportamentos,
socialiazação,
saberes, sociabilidades que estão ligadas ao gênero
musical samba.
Foi investigada uma escola pública da rede municipal do
Rio de
Janeiro, localizada no bairro de Oswaldo Cruz, um bairro
com uma
tradição de samba que remonta ao início do século XX. O
estudo faz
uma análise das condições socioeconômicas do bairro e
mapeia as
condições materiais e de funcionamento da escola estudada.
A partir
de autores escolhidos discute os conceitos de cultura
escolar e
cultura da escola, reconhecendo seu entrelaçamento,
tomando-os
como categoria de análise para entender o currículo e as
práticas
dos atores, em relação às aproximações, distanciamentos e
entrecruzamentos com a cultura do samba.
|
||||||||