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Estatística
Título: FACEWORK VIA E-MAIL: INTERAÇÃO ESTRATÉGICA NO ENSINO A DISTÂNCIA
Autor: ELIZABETH VARGES DE SOUZA
Colaborador(es): EDISON LUIS GASTALDO - Orientador
MARIA DO CARMO LEITE DE OLIVEIRA - Coorientador
Catalogação: 26/SET/2013 Língua(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
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Referência(s): [pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=22092&idi=1
[en] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=22092&idi=2
DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.22092
Resumo:
A educação a distância mediada pelo computador proporciona variadas formas de interação. Os cursos oferecidos nesta modalidade diferem tanto conceitual quanto metodologicamente no que concerne sua elaboração, implementação e aperfeiçoamento. Porém, aparentemente, tais questões não são o calcanhar-de-aquiles da EaD, posto que muito tem sido estudado e debatido sobre o processo de aprender a aprender, o desenvolvimento da autonomia do aluno, o trabalho colaborativo e o papel do professor neste novo ambiente. A transformação realmente significativa após a inserção das tecnologias da comunicação e da informação no cenário educacional se deu na forma de se comunicar e de interagir, posto que foi a crescente facilidade de acesso à Internet, juntamente com o desenvolvimento de aplicativos e diferentes ambientes de aprendizado online, o que possibilitou novas e diversificadas formas de interação, ampliando o leque de possibilidades de comunicação. Portanto, é a partir de questionamentos acerca de como os processos interacionais ocorrem no ambiente institucional online e como as pessoas, no caso desta pesquisa, os alunos, negociam significados e constituem suas posições sociais é que trarão uma nova perspectiva de entendimento da aprendizagem mediada pelo computador. Assim, tendo como suporte metodológico as questões de face e do manejo da impressão de Goffman, aliados aos pressupostos da sociolinguística interacional, como as pistas de contextualização e o footing dos interagentes, é que procedo às análises do conteúdo dos e-mails trocados entre alunos e mediadora, levando em consideração que as interações devem ser compreendidas dentro das limitações impostas pela tecnologia. Assim sendo, esta pesquisa objetivou, através de dois tipos distintos de análise, uma formal e outra discursiva, contribuir para um entendimento mais abrangente da utilização do e-mail tanto como um meio que possibilita atestar a dinamicidade das interações quanto compreender como questões relacionadas à face emergem e podem exercer um papel crucial no ensino-aprendizagem a distância.
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CAPA, AGRADECIMENTOS, RESUMO, ABSTRACT, SUMÁRIO E LISTAS PDF    
CAPÍTULO 1 PDF    
CAPÍTULO 2 PDF    
CAPÍTULO 3 PDF    
CAPÍTULO 4 PDF    
CAPÍTULO 5 PDF    
CAPÍTULO 6 PDF    
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS PDF