Título: | FACEWORK VIA E-MAIL: INTERAÇÃO ESTRATÉGICA NO ENSINO A DISTÂNCIA | |||||||
Autor: |
ELIZABETH VARGES DE SOUZA |
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Colaborador(es): |
EDISON LUIS GASTALDO - Orientador MARIA DO CARMO LEITE DE OLIVEIRA - Coorientador |
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Catalogação: | 26/SET/2013 | Língua(s): | PORTUGUÊS - BRASIL |
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Tipo: | TEXTO | Subtipo: | TESE | |||||
Notas: |
[pt] Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio. [en] All data contained in the documents are the sole responsibility of the authors. The data used in the descriptions of the documents are in conformity with the systems of the administration of PUC-Rio. |
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Referência(s): |
[pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=22092&idi=1 [en] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=22092&idi=2 |
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DOI: | https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.22092 | |||||||
Resumo: | ||||||||
A educação a distância mediada pelo computador proporciona variadas
formas de interação. Os cursos oferecidos nesta modalidade diferem tanto
conceitual quanto metodologicamente no que concerne sua elaboração,
implementação e aperfeiçoamento. Porém, aparentemente, tais questões não são o
calcanhar-de-aquiles da EaD, posto que muito tem sido estudado e debatido sobre
o processo de aprender a aprender, o desenvolvimento da autonomia do aluno, o
trabalho colaborativo e o papel do professor neste novo ambiente. A
transformação realmente significativa após a inserção das tecnologias da
comunicação e da informação no cenário educacional se deu na forma de se
comunicar e de interagir, posto que foi a crescente facilidade de acesso à Internet,
juntamente com o desenvolvimento de aplicativos e diferentes ambientes de
aprendizado online, o que possibilitou novas e diversificadas formas de interação,
ampliando o leque de possibilidades de comunicação. Portanto, é a partir de
questionamentos acerca de como os processos interacionais ocorrem no ambiente
institucional online e como as pessoas, no caso desta pesquisa, os alunos,
negociam significados e constituem suas posições sociais é que trarão uma nova
perspectiva de entendimento da aprendizagem mediada pelo computador. Assim,
tendo como suporte metodológico as questões de face e do manejo da impressão
de Goffman, aliados aos pressupostos da sociolinguística interacional, como as
pistas de contextualização e o footing dos interagentes, é que procedo às análises
do conteúdo dos e-mails trocados entre alunos e mediadora, levando em
consideração que as interações devem ser compreendidas dentro das limitações
impostas pela tecnologia. Assim sendo, esta pesquisa objetivou, através de dois
tipos distintos de análise, uma formal e outra discursiva, contribuir para um
entendimento mais abrangente da utilização do e-mail tanto como um meio que possibilita atestar a dinamicidade das interações quanto compreender como
questões relacionadas à face emergem e podem exercer um papel crucial no
ensino-aprendizagem a distância.
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