Logo PUC-Rio Logo Maxwell
ETDs @PUC-Rio
Estatística
Título: AVALIAÇÃO DA ADEQUAÇÃO ESTRATÉGICA DE EMPRESAS QUE COMPETEM GLOBALMENTE EM ALIANÇAS NO SETOR DE COSMÉTICOS: O CASO L’ORÉAL
Autor: BARBARA BRAGA LYRA DA SILVA
Colaborador(es): TERESIA DIANA LEWE VAN ADUARD DE MACEDO SOARES - Orientador
Catalogação: 25/ABR/2012 Língua(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Notas: [pt] Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
[en] All data contained in the documents are the sole responsibility of the authors. The data used in the descriptions of the documents are in conformity with the systems of the administration of PUC-Rio.
Referência(s): [pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=19476&idi=1
[en] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=19476&idi=2
DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.19476
Resumo:
A indústria mundial de cosméticos foi pouco afetada pelas recessões econômicas globais dos últimos anos. Por serem bens de consumo que não exigem grande investimento e proporcionam conforto e bem-estar aos seus usuários, os cosméticos tendem a permanecer na lista de compra dos consumidores, mesmo em épocas de recessão. No entanto, o cenário competitivo global evidencia volatilidade e dinamismo nas necessidades do mercado, o que impulsiona empresas de diferentes portes a manterem-se flexíveis e eficientes para responder a essas demandas. As pesquisas no setor de cosméticos tendem a focar em estudos de estratégia de Marketing e comportamento do consumidor, sendo poucas as que analisam as estratégias competitivas globais e menos ainda a formação de alianças estratégicas neste setor. Esta pesquisa tem como objetivo a verificação da adequação da estratégia da L’Oréal América Latina à indústria de cosméticos, considerando suas alianças e a estratégia competitiva global do Grupo L’Oréal. Pela contemporaneidade dos eventos e pelo pouco controle da pesquisa sobre eles, a investigação foi conduzida usando a metodologia de estudo de caso. Múltiplas fontes de evidência foram utilizadas para fazer os dados convergirem de modo triangular. A interpretação e a análise dos dados foram realizadas com auxílio do referencial teórico identificado e baseadas no framework Global SNA (Global Strategic Network Analysis) de Macedo-Soares (2011). Os resultados da pesquisa confirmaram o que havia sido verificado em casos de outros setores: que as alianças globais trazem mais oportunidades do que ameaças, e que em muitos casos as oportunidades relacionais globais mitigam as ameaças globais não relacionais.
Descrição: Arquivo:   
CAPA, AGRADECIMENTOS, RESUMO, ABSTRACT, SUMÁRIO E LISTAS PDF    
CAPÍTULO 1 PDF    
CAPÍTULO 2 PDF    
CAPÍTULO 3 PDF    
CAPÍTULO 4 PDF    
CAPÍTULO 5 PDF    
CAPÍTULO 6 PDF    
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS E ANEXOS PDF