Logo PUC-Rio Logo Maxwell
ETDs @PUC-Rio
Estatística
Título: FERREIRA DE CASTRO: DUAS NARRATIVAS E UMA TRAJETÓRIA
Autor: JOSE CARLOS VIEIRA DA FRAGA
Colaborador(es): ENEIDA LEAL CUNHA - Orientador
Catalogação: 10/JAN/2011 Língua(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Notas: [pt] Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
[en] All data contained in the documents are the sole responsibility of the authors. The data used in the descriptions of the documents are in conformity with the systems of the administration of PUC-Rio.
Referência(s): [pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=16714&idi=1
[en] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=16714&idi=2
DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.16714
Resumo:
Ferreira de Castro: duas narrativas e uma trajetória tem por objetivo central investigar a trajetória do escritor Ferreira de Castro pondo-a em articulação com dois de seus romances, A Selva (1930) e A Lã e a Neve (1947). Desta forma, procede-se um estudo de caso no qual é possível propor uma alternativa aos parâmetros da crítica biográfica tradicional, explorando diferencialmente os nexos entre a obra e a vida. O primeiro capítulo depara-se com a reconstituição de fatos da infância e adolescência de José Maria Ferreira de Castro que se julgam importantes para compreensão de como se formou o artista Ferreira de Castro, como também para o entendimento do rumo que deu a sua literatura. O segundo, foca-se na análise do seu romance A Selva, verificando como o autor estrangeiro e imigrante testemunha uma realidade social brasileira pouco conhecida à época e, paralelamente, discute-se a elaboração estética da Amazônia e a possibilidade de leitura da narrativa como uma história exemplar. O terceiro capítulo ocupa-se inicialmente de uma breve análise do retorno de Ferreira de Castro a Portugal e seu posicionamento crítico em relação ao regime fascista que então governava o país. Tem-se como alvo principal neste capítulo a avaliação do papel do intelectual-escritor atuante através do romance A Lã e a Neve, entendendo-se esta narrativa como um testemunho vigoroso acerca da vida de camponeses e operários no auge da ditadura salazarista.
Descrição: Arquivo:   
CAPA, AGRADECIMENTOS, RESUMO, ABSTRACT E SUMÁRIO PDF    
CAPÍTULO 1 PDF    
CAPÍTULO 2 PDF    
CAPÍTULO 3 PDF    
CAPÍTULO 4 PDF    
CAPÍTULO 5 PDF    
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS PDF