Logo PUC-Rio Logo Maxwell
ETDs @PUC-Rio
Estatística
Título: DA MPB DO POVO ÀS COMUNIDADES NA MÚSICA POPULAR
Autor: THIAGO DE ANA RIBEIRO GOMES THIAGO DE MELLO
Colaborador(es): SANTUZA CAMBRAIA NAVES - Orientador
Catalogação: 28/MAI/2008 Língua(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Notas: [pt] Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
[en] All data contained in the documents are the sole responsibility of the authors. The data used in the descriptions of the documents are in conformity with the systems of the administration of PUC-Rio.
Referência(s): [pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=11693&idi=1
[en] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=11693&idi=2
DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.11693
Resumo:
O trabalho compara concepções de música popular, nação e camadas populares desenvolvidas em dois períodos da música popular brasileira: o de meados dos anos 1960, em que se construiu a idéia de MPB, e o atual, caracterizado por sonoridades oriundas das periferias de grandes cidades, muitas vezes denominadas comunidades por seus habitantes. Partindo das categorias musicais de Mário de Andrade criadas na década de 1920, analiso o contexto de formação da MPB como um momento de desenvolvimento do populário, em que se propôs uma estética que expressasse musicalmente o Brasil. Em 67, a Tropicália, questionando os fundamentos do projeto nacional- popular, ensejou outra proposta de representação do país, ao reunir repertórios locais e globais. Contemplando mudanças nas interpretações sobre música popular, nação e camadas populares, contrasto a produção da MPB dos anos 60 com a obra mais recente de Chico Buarque, o Cd Carioca, de 2006, através de sua assimilação de ritmos e segmentos da cena musical brasileira contemporânea, especialmente o hip-hop, o manguebeat e os sons eletrônicos.
Descrição: Arquivo:   
CAPA, AGRADECIMENTOS, RESUMO, ABSTRACT E SUMÁRIO PDF    
CAPÍTULO 1 PDF    
CAPÍTULO 2 PDF    
CAPÍTULO 3 PDF    
CAPÍTULO 4 PDF    
CAPÍTULO 5 PDF    
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS PDF