Título: | O IMPACTO DOS SISTEMAS INTEGRADOS DE GESTÃO (ERP) NAS INSTITUIÇÕES DE ENSINO | ||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
Autor: |
SILVIO GLICERIO MENDONCA |
||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
Colaborador(es): |
SILVIO HAMACHER - Orientador |
||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
Catalogação: | 14/JAN/2004 | Língua(s): | PORTUGUÊS - BRASIL |
||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
Tipo: | TEXTO | Subtipo: | TESE | ||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
Notas: |
[pt] Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio. [en] All data contained in the documents are the sole responsibility of the authors. The data used in the descriptions of the documents are in conformity with the systems of the administration of PUC-Rio. |
||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
Referência(s): |
[pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=4388&idi=1 [en] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=4388&idi=2 |
||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
DOI: | https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.4388 | ||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
Resumo: | |||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
A presente dissertação é um estudo sobre instituições de
ensino privado e seus processos de negócio. Procurou-se
observar o impacto ocorrido na realidade cultural e
operacional das entidades de ensino, com base na
integração dos processos entre as áreas administrativa,
pessoal e acadêmica. Algumas dessas entidades passaram a
utilizar um Sistema Integrado de Gestão ERP - Enterprise
Resource Planning, esperando obter melhoria nos seus
processos, redução de custos e diferencial competitivo.
Foi
realizada uma revisão bibliográfica sobre: tipologias de
sistemas de informação, aplicações verticais versus
horizontais, definição de ERP, processos de negócio,
fornecedores, mercado, histórico e ERP voltado a
atividades
de ensino. Foram entrevistadas pessoas-chave nas
entidades
utilizando-se de questionários semiestruturados.
As análises e conclusões obtidas pretendem ampliar o
conhecimento na área de gestão de recursos e processos em
instituições de ensino.
|
|||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
|