Maxwell Para Simples Indexação

Título
[en] EARLY IDENTIFICATION OF AUTISM SPECTRUM DISORDERS: A STUDY OF FAMILY VIDEOS

Título
[pt] IDENTIFICAÇÃO PRECOCE DOS TRANSTORNOS DO ESPECTRO AUTISTA: UM ESTUDO DE VÍDEOS FAMILIARES

Autor
[pt] MARIANA LUISA GARCIA BRAIDO

Vocabulário
[pt] TRANSTORNO AUTISTA

Vocabulário
[pt] ESTUDOS DE VIDEOS

Vocabulário
[pt] IDENTIFICACAO PRECOCE

Vocabulário
[en] AUTISM SPECTRUM DISORDER

Vocabulário
[en] VIDEOS STUDY

Vocabulário
[en] EARLY IDENTIFICATION

Resumo
[pt] Na literatura sobre identificação dos transtornos do espectro autista (TEA) não existe consenso acerca das categorias que indicam risco de TEA aos 12 meses. A metodologia utilizada nos estudos de vídeos familiares retrospectivos favorece a análise de categorias comportamentais discretas em detrimento de uma análise da interação social. O objetivo deste estudo é testar uma metodologia que permita analisar qualitativamente as interações sociais bebê-adulto em um grupo de bebês com TEA e um grupo de bebês com desenvolvimento típico (DT) registradas em vídeo aos 12 meses. Os resultados demonstraram que no grupo TEA os padrões de interação foram distintos dos padrões exibidos no grupo DT. A metodologia testada viabilizou a análise qualitativa das interações bebê-adulto dos dois grupos de bebês e possibilitou que fosse realizada uma análise quantitativa dos dados, cujo resultado foi comparado com os de outros estudos de vídeos familiares. As implicações sobre o uso da interação bebê-adulto como medida de identificação de TEA aos 12 meses são discutidas.

Resumo
[en] Retrospective family videos of have been the main source for studies in early identification of ASD at 12 month. Despite its results there still is no consensus about which behavioral categories are reliable in identifying ASD at that age. Since retrospective family videos study methodology leads to evaluation of discrete behavioral categories, analysis of social interaction in early month has been defeated. The purpose of this study is to test a methodology to investigate early infant-adult interactions qualitatively. It was tested on family videos of two groups of infants: one with ASD diagnosis and other with infants that developed typically (DT). Findings indicate differences in social interaction between groups. Methodology was efficient in its purpose and also allowed quantitative analysis of behavioral categories that were compared to findings of others retrospective family videos studies. Implications about the use of social interactions as a measure for ASD identification at 12 month are discussed.

Orientador(es)
CAROLINA LAMPREIA

Banca
FLAVIA SOLLERO DE CAMPOS

Banca
CAROLINA LAMPREIA

Banca
HELOISA HELENA ALVES BRASIL

Catalogação
2007-03-01

Apresentação
2006-11-21

Tipo
[pt] TEXTO

Formato
application/pdf

Formato
application/pdf

Formato
application/pdf

Formato
application/pdf

Formato
application/pdf

Formato
application/pdf

Formato
application/pdf

Idioma(s)
PORTUGUÊS

Referência [pt]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=9579@1

Referência [en]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=9579@2

Referência DOI
https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.9579


Arquivos do conteúdo
CAPA, AGRADECIMENTOS, RESUMO, ABSTRACT E SUMÁRIO PDF
CAPÍTULO 1 PDF
CAPÍTULO 2 PDF
CAPÍTULO 3 PDF
CAPÍTULO 4 PDF
CAPÍTULO 5 PDF
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS E ANEXOS PDF