Maxwell Para Simples Indexação

Título
[pt] EM BUSCA DE LUIZ SÉRGIO PERSON: UM CINEASTA NA CONTRAMÃO 1960 - 1976

Título
[en] THE SEARCH FOR LUÍS SÉRGIO PERSON: A MOVIEMAKER AGAINST THE MAINSTREAM

Autor
[pt] CANDIDA MARIA MONTEIRO RODRIGUES DA COSTA

Vocabulário
[pt] CINEMA BRASILEIRO

Vocabulário
[pt] CINEMA NOVO

Vocabulário
[pt] LUIZ SERGIO PERSON

Vocabulário
[pt] DOCUMENTARIO

Vocabulário
[pt] MEMORIA

Vocabulário
[en] IDENTITY

Vocabulário
[en] CINEMA NOVO

Vocabulário
[en] LUIZ SERGIO PERSON

Vocabulário
[en] DOCUMENTARY

Vocabulário
[en] MEMORY

Vocabulário
[en] BRAZILIAN CINEMA

Resumo
[pt] A proposta dessa pesquisa é situar a obra do cineasta paulista Luiz Sérgio Person (1936-1976) no cenário cultural brasileiro dos anos 1960. O documentário que sua filha, Marina Person, realiza para entender a perda do pai é o ponto de partida do estudo. O filme Person (1999) traz questões sobre o resgate da memória, a constituição da identidade e a subjetividade da narrativa autobiográfica. Do filme emerge a obra desse original realizador que promove uma virada temática no cinema brasileiro de sua época. Person inaugura a problemática do homem de classe média urbano, vítima do desenvolvimento econômico. Em sua trajetória destacam-se os debates travados sobre o conceito nacional-popular, o movimento do Cinema Novo, o cinema de autor e ainda o cinema do Terceiro Mundo. Tais debates colocam Person em confronto com o grupo cinemanovista e enquadram o universo desse estudo.

Resumo
[en] The purpose of the research is to evaluate the work of São Paulo moviemaker Luís Sérgio Person (1936-1976) in the Brazilian cultural scenario of the 1960s. The starting point was the documentary currently being made by Person´s daughter, Marina Person, for understanding the loss of her father. The documentary Person (1999) discusses his artistic legacy, his identity as a moviemaker and the subjectivity of the autobiographical streamline. It also places under the spotlight the work of a unique moviemaker who managed to introduce a new concept to the Brazilian cinema of his time. Person opens the path to discuss the problematic meanders that surround the urban, middle-class individual as a prey to the contingencies introduced by the economic development. Highlights of those new paths include discussions on the national-popular ideas, the Cinema Novo trends, the concept of a cinéma d´auteur and the so-called Third World cinema. All these questions contribute to place Person´s output against the mainstream of his time, at the same time they outline the boundaries of the present study.

Orientador(es)
ANGELUCCIA BERNARDES HABERT

Banca
ANGELUCCIA BERNARDES HABERT

Banca
MIGUEL SERPA PEREIRA

Banca
JOAO LUIZ VIEIRA

Catalogação
2006-11-27

Apresentação
2006-03-31

Tipo
[pt] TEXTO

Formato
application/pdf

Formato
application/pdf

Formato
application/pdf

Formato
application/pdf

Formato
application/pdf

Formato
application/pdf

Formato
application/pdf

Idioma(s)
PORTUGUÊS

Referência [pt]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=9340@1

Referência [en]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=9340@2

Referência DOI
https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.9340


Arquivos do conteúdo
CAPA, AGRADECIMENTOS, RESUMO, ABSTRACT, SUMÁRIO E LISTAS PDF
CAPÍTULO 1 PDF
CAPÍTULO 2 PDF
CAPÍTULO 3 PDF
CAPÍTULO 4 PDF
CAPÍTULO 5 PDF
BIBLIOGRAFIA E ANEXOS PDF