Título
[pt] EM BUSCA DE LUIZ SÉRGIO PERSON: UM CINEASTA NA CONTRAMÃO 1960 - 1976
Título
[en] THE SEARCH FOR LUÍS SÉRGIO PERSON: A MOVIEMAKER AGAINST THE MAINSTREAM
Autor
[pt] CANDIDA MARIA MONTEIRO RODRIGUES DA COSTA
Vocabulário
[pt] CINEMA BRASILEIRO
Vocabulário
[pt] CINEMA NOVO
Vocabulário
[pt] LUIZ SERGIO PERSON
Vocabulário
[pt] DOCUMENTARIO
Vocabulário
[pt] MEMORIA
Vocabulário
[en] IDENTITY
Vocabulário
[en] CINEMA NOVO
Vocabulário
[en] LUIZ SERGIO PERSON
Vocabulário
[en] DOCUMENTARY
Vocabulário
[en] MEMORY
Vocabulário
[en] BRAZILIAN CINEMA
Resumo
[pt] A proposta dessa pesquisa é situar a obra do cineasta
paulista Luiz Sérgio Person
(1936-1976) no cenário cultural brasileiro dos anos 1960.
O documentário que sua
filha, Marina Person, realiza para entender a perda do
pai
é o ponto de partida do
estudo. O filme Person (1999) traz questões sobre o
resgate da memória, a constituição
da identidade e a subjetividade da narrativa
autobiográfica. Do filme emerge a obra
desse original realizador que promove uma virada temática
no cinema brasileiro de sua
época. Person inaugura a problemática do homem de classe
média urbano, vítima do
desenvolvimento econômico. Em sua trajetória destacam-se
os debates travados sobre o
conceito nacional-popular, o movimento do Cinema Novo, o
cinema de autor e ainda o
cinema do Terceiro Mundo. Tais debates colocam Person em
confronto com o grupo
cinemanovista e enquadram o universo desse estudo.
Resumo
[en] The purpose of the research is to evaluate the work of São
Paulo moviemaker Luís
Sérgio Person (1936-1976) in the Brazilian cultural
scenario of the 1960s. The starting
point was the documentary currently being made by Person´s
daughter, Marina Person,
for understanding the loss of her father. The documentary
Person (1999) discusses
his artistic legacy, his identity as a moviemaker and the
subjectivity of the
autobiographical streamline. It also places under the
spotlight the work of a unique
moviemaker who managed to introduce a new concept to the
Brazilian cinema of his
time. Person opens the path to discuss the problematic
meanders that surround the
urban, middle-class individual as a prey to the
contingencies introduced by the
economic development. Highlights of those new paths
include discussions on the
national-popular ideas, the Cinema Novo trends, the
concept of a cinéma d´auteur
and the so-called Third World cinema. All these questions
contribute to place
Person´s output against the mainstream of his time, at the
same time they outline the
boundaries of the present study.
Orientador(es)
ANGELUCCIA BERNARDES HABERT
Banca
ANGELUCCIA BERNARDES HABERT
Banca
MIGUEL SERPA PEREIRA
Banca
JOAO LUIZ VIEIRA
Catalogação
2006-11-27
Apresentação
2006-03-31
Tipo
[pt] TEXTO
Formato
application/pdf
Formato
application/pdf
Formato
application/pdf
Formato
application/pdf
Formato
application/pdf
Formato
application/pdf
Formato
application/pdf
Idioma(s)
PORTUGUÊS
Referência [pt]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=9340@1
Referência [en]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=9340@2
Referência DOI
https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.9340
Arquivos do conteúdo
CAPA, AGRADECIMENTOS, RESUMO, ABSTRACT, SUMÁRIO E LISTAS PDF CAPÍTULO 1 PDF CAPÍTULO 2 PDF CAPÍTULO 3 PDF CAPÍTULO 4 PDF CAPÍTULO 5 PDF BIBLIOGRAFIA E ANEXOS PDF