Título
[pt] A AURA DO LIVRO NA ERA DE SUA REPRODUTIBILIDADE TÉCNICA
Título
[en] THE AURA OF THE BOOK IN THE AGE OF ITS MECHANICAL REPRODUCTION
Autor
[pt] FELIPE GOMBERG
Vocabulário
[pt] ESCRITA
Vocabulário
[pt] LIVRO IMPRESSO
Vocabulário
[pt] HISTORIA DO LIVRO
Vocabulário
[pt] INDUSTRIA CULTURAL
Vocabulário
[pt] MERCADO EDITORIAL
Vocabulário
[en] WRITING
Vocabulário
[en] PRINTED BOOK
Vocabulário
[en] HISTORY OF THE BOOK
Vocabulário
[en] CULTURAL INDUSTRY
Vocabulário
[en] BOOK PUBLISHING
Resumo
[pt] Com a reprodutibilidade técnica, segundo Walter Benjamin,
a obra de arte,
ao aproximar-se do humano, sendo difundida em inúmeras
cópias circulantes,
perderia o caráter único que a distinguia na sua
sacralidade pré-industrial, isto é,
perderia a aura. A hipótese deste trabalho é a de que o
livro impresso, apesar de
ser um produto da indústria cultural, preservaria ainda
hoje algo dessa aura de que
nos fala Benjamin, como um traço remanescente de sua longa
história. Nesse
sentido, faz-se um recuo no tempo, partindo-se da
preeminência da escrita na
cultura ocidental como fato fundamental no processo de
auratização do livro, com
o objetivo de refletir sobre as possíveis razões da
sobrevivência de seu prestígio
como meio de comunicação e como produto cultural no início
do século XXI, isto
é, numa época caracterizada pela revolução comunicacional
gerada pelo avanço
dos meios eletrônicos e digitais.
Resumo
[en] According to Walter Benjamin, with the mechanical
reproduction, work of
art has came near to the human being, loosing its aura -
the sacred uniqueness of
the objects that distinguish themselves in pre-industrial
society. The hypotesis of
this written essay is that the printed book, although
being a industrial culture
product, could preserve something of this aura, that
Benjamin told us about, as a
remaining vestige of the book´s long history. In this
sense, we come back on time
line, starting on the pre-eminence of the writing on the
occidental culture as a
fundamental fact to the process of book´s auratização,
with the objective of
reflect about the possible reasons of the survival of its
prestige as a media and as a
cultural product in the beginning of the 21st century,
that is, in a period
characterized by a communicational revolution generated on
the advances of
electronic and digital media.
Orientador(es)
VERA LUCIA FOLLAIN DE FIGUEIREDO
Banca
VERA LUCIA FOLLAIN DE FIGUEIREDO
Banca
JOSE CARLOS SOUZA RODRIGUES
Banca
SANDRA LUCIA AMARAL DE ASSIS REIMAO
Catalogação
2006-11-07
Apresentação
2006-03-10
Tipo
[pt] TEXTO
Formato
application/pdf
Formato
application/pdf
Formato
application/pdf
Formato
application/pdf
Formato
application/pdf
Formato
application/pdf
Formato
application/pdf
Idioma(s)
PORTUGUÊS
Referência [pt]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=9245@1
Referência [en]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=9245@2
Referência DOI
https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.9245
Arquivos do conteúdo
CAPA, AGRADECIMENTOS, RESUMO, ABSTRACT E SUMÁRIO PDF CAPÍTULO 1 PDF CAPÍTULO 2 PDF CAPÍTULO 3 PDF CAPÍTULO 4 PDF CAPÍTULO 5 PDF REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS PDF