Maxwell Para Simples Indexação

Título
[pt] CONCEPÇÕES DE ENSINO DA MATEMÁTICA ELEMENTAR QUE EMERGEM DA PRÁTICA DOCENTE

Título
[en] MATHEMATICS TEACHING CONCEPTIONS THAT COME FROM TEACHER S PRACTICE

Autor
[pt] MONICA CERBELLA FREIRE MANDARINO

Vocabulário
[pt] FORMACAO DE PROFESSORES

Vocabulário
[pt] ENSINO DE MATEMATICA

Vocabulário
[pt] CULTURA DOCENTE

Vocabulário
[pt] COTIDIANO

Vocabulário
[en] TEACHERS FORMATION

Vocabulário
[en] TEACHING OF MATHEMATICS

Vocabulário
[en] TEACHING CULTURE

Vocabulário
[en] EVERYDAY

Resumo
[pt] Este trabalho visou diagnosticar e compreender o que ocorre na intimidade das salas de aula, por meio de pesquisa etnográfica. A metodologia de coleta de dados envolveu: entrevista, observação direta e cópias dos materiais didáticos utilizados pelos alunos em aulas de Matemática das séries iniciais do Ensino Fundamental regular, na Cidade do Rio de Janeiro, no período de 2002 a 2004. Foram analisadas 424 aulas de 116 professores, o que possibilitou a descrição das principais características das aulas observadas, usando técnicas de análise de conteúdos. Como resultados, discuto as práticas didáticas dos professores em ação e identifico características recorrentes, analisando: os materiais e recursos que escolhem, as atividades que propõem aos alunos, as relações que se estabelecem em sala de aula, os problemas complexos que os professores enfrentam, e finalmente, as concepções sobre o ensino de Matemática que parecem sustentar as práticas dos professores do grupo estudado. As análises mostram, ainda, a força de um saber profissional, que se constrói na prática, e a influência das experiências dos professores quando alunos, evidenciando a existência de uma cultura docente que preserva concepções e adapta propostas de mudança a velhas práticas.

Resumo
[en] This work strives to diagnose and comprehend what happens inside the classroom. The data collecting methodology involved: interviews, directly observation and copies of didactic material used by the students in mathematics lessons of primary schools, at Rio de Janeiro, from the year 2002 to 2004. We analyzed 424 lessons of 116 teachers, making possible the description of main observed lessons´ characteristics using content analyses. As a result, I discuss the practices of teachers in action and identify recurring characteristics, analyzing: the materials and resources selected, the activities used, the relations inside the classroom, the complex problems of teachers, and, finally, the conceptions of mathematics´ teaching that appear to support the practices of the group of teachers studied. The analysis also shows the power of the professional knowledge, built over the practice, and the influence of the experience as a student in the future teacher s formation, showing clearly the existence of a teacher´s culture that preserves acquired conceptions and fits recommendations for change into old practices.

Orientador(es)
JOÃO BOSCO PITOMBEIRA FERNANDES DE CARVALHO

Coorientador(es)
MARIA APPARECIDA CAMPOS MAMEDE NEVES

Banca
GILDA DE LA ROCQUE PALIS

Banca
MARIA APPARECIDA CAMPOS MAMEDE NEVES

Banca
JOÃO BOSCO PITOMBEIRA FERNANDES DE CARVALHO

Banca
PAULO FIGUEIREDO LIMA

Banca
ELIZABETH BELFORD

Banca
GUARACIRA GOUVEIA

Catalogação
2006-09-27

Apresentação
2006-03-30

Tipo
[pt] TEXTO

Formato
application/pdf

Formato
application/pdf

Formato
application/pdf

Formato
application/pdf

Formato
application/pdf

Formato
application/pdf

Formato
application/pdf

Formato
application/pdf

Formato
application/pdf

Formato
application/pdf

Idioma(s)
PORTUGUÊS

Referência [pt]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=9066@1

Referência [en]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=9066@2

Referência DOI
https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.9066


Arquivos do conteúdo
CAPA, AGRADECIMENTOS, RESUMO, ABSTRACT, SUMÁRIO E LISTAS PDF
CAPÍTULO 1 PDF
CAPÍTULO 2 PDF
CAPÍTULO 3 PDF
CAPÍTULO 4 PDF
CAPÍTULO 5 PDF
CAPÍTULO 6 PDF
CAPÍTULO 7 PDF
CAPÍTULO 8 PDF
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS, ANEXOS E APÊNDICES PDF