Título
[pt] CONCEPÇÕES DE ENSINO DA MATEMÁTICA ELEMENTAR QUE EMERGEM DA PRÁTICA DOCENTE
Título
[en] MATHEMATICS TEACHING CONCEPTIONS THAT COME FROM TEACHER S PRACTICE
Autor
[pt] MONICA CERBELLA FREIRE MANDARINO
Vocabulário
[pt] FORMACAO DE PROFESSORES
Vocabulário
[pt] ENSINO DE MATEMATICA
Vocabulário
[pt] CULTURA DOCENTE
Vocabulário
[pt] COTIDIANO
Vocabulário
[en] TEACHERS FORMATION
Vocabulário
[en] TEACHING OF MATHEMATICS
Vocabulário
[en] TEACHING CULTURE
Vocabulário
[en] EVERYDAY
Resumo
[pt] Este trabalho visou diagnosticar e compreender o que
ocorre na intimidade
das salas de aula, por meio de pesquisa etnográfica. A
metodologia de coleta de
dados envolveu: entrevista, observação direta e cópias dos
materiais didáticos
utilizados pelos alunos em aulas de Matemática das séries
iniciais do Ensino
Fundamental regular, na Cidade do Rio de Janeiro, no
período de 2002 a 2004.
Foram analisadas 424 aulas de 116 professores, o que
possibilitou a descrição das
principais características das aulas observadas, usando
técnicas de análise de
conteúdos. Como resultados, discuto as práticas didáticas
dos professores em ação
e identifico características recorrentes, analisando: os
materiais e recursos que
escolhem, as atividades que propõem aos alunos, as
relações que se estabelecem
em sala de aula, os problemas complexos que os professores
enfrentam, e
finalmente, as concepções sobre o ensino de Matemática que
parecem sustentar as
práticas dos professores do grupo estudado. As análises
mostram, ainda, a força de
um saber profissional, que se constrói na prática, e a
influência das experiências
dos professores quando alunos, evidenciando a existência
de uma cultura docente
que preserva concepções e adapta propostas de mudança a
velhas práticas.
Resumo
[en] This work strives to diagnose and comprehend what happens
inside the
classroom. The data collecting methodology involved:
interviews, directly
observation and copies of didactic material used by the
students in mathematics
lessons of primary schools, at Rio de Janeiro, from the
year 2002 to 2004. We
analyzed 424 lessons of 116 teachers, making possible the
description of main
observed lessons´ characteristics using content analyses.
As a result, I discuss the
practices of teachers in action and identify recurring
characteristics, analyzing: the
materials and resources selected, the activities used, the
relations inside the
classroom, the complex problems of teachers, and, finally,
the conceptions of
mathematics´ teaching that appear to support the practices
of the group of teachers
studied. The analysis also shows the power of the
professional knowledge, built
over the practice, and the influence of the experience as
a student in the future
teacher s formation, showing clearly the existence of a
teacher´s culture that
preserves acquired conceptions and fits recommendations
for change into old
practices.
Orientador(es)
JOÃO BOSCO PITOMBEIRA FERNANDES DE CARVALHO
Coorientador(es)
MARIA APPARECIDA CAMPOS MAMEDE NEVES
Banca
GILDA DE LA ROCQUE PALIS
Banca
MARIA APPARECIDA CAMPOS MAMEDE NEVES
Banca
JOÃO BOSCO PITOMBEIRA FERNANDES DE CARVALHO
Banca
PAULO FIGUEIREDO LIMA
Banca
ELIZABETH BELFORD
Banca
GUARACIRA GOUVEIA
Catalogação
2006-09-27
Apresentação
2006-03-30
Tipo
[pt] TEXTO
Formato
application/pdf
Formato
application/pdf
Formato
application/pdf
Formato
application/pdf
Formato
application/pdf
Formato
application/pdf
Formato
application/pdf
Formato
application/pdf
Formato
application/pdf
Formato
application/pdf
Idioma(s)
PORTUGUÊS
Referência [pt]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=9066@1
Referência [en]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=9066@2
Referência DOI
https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.9066
Arquivos do conteúdo
CAPA, AGRADECIMENTOS, RESUMO, ABSTRACT, SUMÁRIO E LISTAS PDF CAPÍTULO 1 PDF CAPÍTULO 2 PDF CAPÍTULO 3 PDF CAPÍTULO 4 PDF CAPÍTULO 5 PDF CAPÍTULO 6 PDF CAPÍTULO 7 PDF CAPÍTULO 8 PDF REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS, ANEXOS E APÊNDICES PDF