Maxwell Para Simples Indexação

Título
[en] HEIRS OF EXILE: MEMORIES OF BRAZILIAN CHILDREN EXILED IN THE PERIOD OF MILITARY

Título
[pt] HERDEIROS DO EXÍLIO: MEMÓRIAS DE FILHOS DE EXILADOS BRASILEIROS DA DITADURA MILITAR

Autor
[pt] TATIANA MOREIRA CAMPOS PAIVA

Vocabulário
[pt] GERACAO

Vocabulário
[pt] MEMORIA

Vocabulário
[pt] DITADURA MILITAR

Vocabulário
[pt] HERANCA

Vocabulário
[pt] EXILIO

Vocabulário
[en] GENERATION

Vocabulário
[en] MEMORY

Vocabulário
[en] MILITARY DICTATORSHIP

Vocabulário
[en] INHERITANCE

Vocabulário
[en] EXILE

Resumo
[pt] A presente dissertação propõe investigar os elementos que compuseram a experiência de exílio de crianças brasileiras, durante o período da ditadura militar, a partir de depoimentos recolhidos em entrevistas realizadas. A discussão sobre a relação entre memória e história é, portanto fundamental para este trabalho. As entrevistas possibilitaram desenvolver as temáticas mais significativas sobre o episódio histórico estudado, assim como sobre aspectos que fazem parte de trabalhos baseados em relatos orais no universo das Ciências Sociais. Por serem identificados como Herdeiros do Exílio, indaga-se o que os meninos e meninas brasileiros herdaram deste período. A idéia de herança está baseada na característica singular que este caso apresenta, pois o exílio foi vivido em conseqüência da atuação política de seus pais. A partir de diferentes fontes e referências, esse estudo aborda igualmente as atribuições que podem ser encontradas em qualquer experiência de exílio, e de que forma esses elementos foram significativos para o caso brasileiro, e para a vivência dos filhos de exilados. A dissertação investiga também quais as influências que o exílio teve na formação da identidade dos filhos de exilados. A idéia de geração é significativa para esta questão, e somada a ela está a discussão sobre a relação entre memória coletiva e memória individual. O estudo permite pensar as especificidades desta geração, e seus principais referenciais.

Resumo
[en] This dissertation aims to investigate the elements which were present at the exile experience of Brazilian children, during the period of the military dictatorship, based on testimonies and interviews. Therefore, the discussion about the connection between memory and history is essential to this analysis. Through out the testimonies it was possible to develop of the most significant themes about this historical episode, and also discuss aspects which are related with social studies based on oral history. Once identified as Heirs of Exile, it is important to question which heritages those boys and girls acquired from this experience. The idea of heritage is based on the specific characteristics of this case. The exile only repents for them because those children´s parents were involved with the political activities against the establishment. From different sources and references, this paper also discusses the characteristics that can be found in any exile experience, and how they were significant for the Brazilian case, and for the experience of theese children. This study also investigates which kind of influences the exile provoked in the process of identity formation of those children. The concept of generation is significant, and, also, the discussion about the connection between collective memory and individual memory. Therefore, it is possible to think about specifics aspects of this generation, has and its political references.

Orientador(es)
MARGARIDA DE SOUZA NEVES

Banca
MARGARIDA DE SOUZA NEVES

Banca
LEANDRO AUGUSTO MARQUES COELHO KONDER

Banca
DENISE ROLLEMBERG CRUZ

Catalogação
2006-09-26

Apresentação
2006-06-29

Tipo
[pt] TEXTO

Formato
application/pdf

Formato
application/pdf

Formato
application/pdf

Formato
application/pdf

Formato
application/pdf

Formato
application/pdf

Formato
application/pdf

Idioma(s)
PORTUGUÊS

Referência [pt]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=9056@1

Referência [en]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=9056@2

Referência DOI
https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.9056


Arquivos do conteúdo
CAPA, AGRADECIMENTOS, RESUMO, ABSTRACT E SUMÁRIO PDF
CAPÍTULO 1 PDF
CAPÍTULO 2 PDF
CAPÍTULO 3 PDF
CAPÍTULO 4 PDF
CAPÍTULO 5 PDF
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS PDF