Maxwell Para Simples Indexação

Título
[pt] AS TRANSFORMAÇÕES DO SAMBA-ENREDO CARIOCA: ENTRE A CRISE E A POLÊMICA

Título
[en] THE TRANSFORMATIONS OF THE SAMBA-ENREDO CARIOCA: BETWEEN THE CRISIS AND THE CONTROVERSY

Autor
[pt] ANTONIO HENRIQUE DE CASTILHO GOMES

Vocabulário
[pt] CRISE

Vocabulário
[pt] ENREDO DO SAMBA

Vocabulário
[pt] ESTETICA

Vocabulário
[pt] CULTURA POPULAR

Vocabulário
[en] CRISIS

Vocabulário
[en] SAMBA-ENREDO

Vocabulário
[en] AESTHETICS

Vocabulário
[en] POPULAR CULTURE

Resumo
[pt] Nascido sob o signo da ruptura e no meio de um turbulento período de transformações pelo qual passava o gênero samba, na virada da década de 1920 para a década de 1930, o samba- enredo surge, e se confunde, junto com um novo estilo de samba que passa a responder às necessidades exigidas por uma nova forma de expressão estética do samba e do carnaval, o desfile dos blocos (mais tarde escolas de samba). Entendendo, então, o samba-enredo como uma construção ligada diretamente ao carnaval e ao seu par, a escola de samba, e ainda como portador de uma linguagem específica, vinculada a uma cultura própria, observamos que ao longo de sua existência, mais notadamente nas últimas décadas, este samba vem se descaracterizando em sua forma e conteúdo. Dentro deste contexto é objetivo central desta dissertação buscar as prováveis origens destas transformações e comprovar até que ponto elas se constituem num processo de crise que pode levar ao desaparecimento do sambaenredo, pelo menos na sua forma mais tradicional.

Resumo
[en] Been born under the sign of the rupture and in the way of a turbulent period of transformations for which it passed the sort samba, in the turn of the decade of 1920 for the decade of 1930, the samba-enredo appears, and it confuses, with a new style of samba that starts to answer to the necessities demanded for a new form of aesthetic expression of the samba and the carnival, the parade of the blocks (later samba schools). Understanding, then, the samba-enredo as a construction directly to the carnival and its pair, the samba school, and still as carrying of a specific language, tied with a proper culture, we observe that throughout its existence, principally in the last decades, this samba comes depriving of characteristics in its form and content. Inside of this context the central objective of this work is to search the probable origins of these transformations and to prove until point they changed themselves into a process of crisis that can lead to the disappearance of the samba-enredo, at least in their traditional form.

Orientador(es)
JULIO CESAR VALLADAO DINIZ

Banca
JULIO CESAR VALLADAO DINIZ

Banca
FREDERICO AUGUSTO LIBERALLI DE GOES

Banca
GIOVANNA FERREIRA DEALTRY

Catalogação
2006-09-13

Apresentação
2006-03-29

Tipo
[pt] TEXTO

Formato
application/pdf

Formato
application/pdf

Formato
application/pdf

Formato
application/pdf

Formato
application/pdf

Formato
application/pdf

Formato
application/pdf

Idioma(s)
PORTUGUÊS

Referência [pt]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=8999@1

Referência [en]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=8999@2

Referência DOI
https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.8999


Arquivos do conteúdo
CAPA, AGRADECIMENTOS, RESUMO, ABSTRACT E SUMÁRIO PDF
CAPÍTULO 1 PDF
CAPÍTULO 2 PDF
CAPÍTULO 3 PDF
CAPÍTULO 4 PDF
CAPÍTULO 5 PDF
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS E ANEXOS PDF