Maxwell Para Simples Indexação

Título
[pt] ANÁLISE DA ADEQUAÇÃO ESTRATÉGICA DE EMPRESA DE TECNOLOGIA NO MERCADO BRASILEIRO DE PETRÓLEO OFFSHORE: UM ESTUDO DE CASO DA FMC TECHNOLOGIES

Título
[en] STRATEGIC FIT ANALYSIS OF A TECHNOLOGY COMPANY IN THE BRAZILIAN OFFSHORE OIL AND GAS MARKET: CASE STUDY OF FMC TECHNOLOGIES

Autor
[pt] LEONARDO DE SOUSA RIBEIRO

Vocabulário
[pt] GAS

Vocabulário
[pt] ANALISE ESTRATEGICA

Vocabulário
[pt] PETROLEO

Vocabulário
[pt] TECNOLOGIA

Vocabulário
[en] GAS

Vocabulário
[en] STRATEGIC ANALYSIS

Vocabulário
[en] PETROLEUM

Vocabulário
[en] TECHNOLOGY

Resumo
[pt] O mercado brasileiro de produção de petróleo e gás offshore tem se desenvolvido significativamente nos últimos anos, alavancado pela alta mundial do preço do petróleo e pelo incentivo do Governo ao alcance da auto-suficiência na produção de petróleo. As maiores e mais promissoras reservas brasileiras de petróleo e gás estão localizadas no mar, em águas cada vez mais profundas. Novas tecnologias são necessárias para viabilizar a extração do petróleo destes campos. Oito anos após a abertura do setor de produção e exploração, novas operadoras começam a fazer grandes investimentos no país. Neste ambiente, as empresas fornecedoras de produtos e serviços têm grandes oportunidades de crescer seus negócios, porém também têm grandes desafios relacionados à capacitação do corpo técnico e ampliação da capacidade produtiva. Este trabalho tem como objetivo auxiliar a FMC Technologies, umas das empresas fornecedoras de produtos de tecnologia, na avaliação da adequação de sua estratégia no Brasil e propor mudanças, com o objetivo de criar vantagens competitivas sustentáveis de longo prazo. A investigação foi desenvolvida usando a metodologia de estudo de caso. Coletados por meio de investigação documental/ telematizada, questionário predominantemente estruturado e entrevistas. Os dados da pesquisa foram tratados com métodos quantitativos e qualitativos. A interpretação e a análise dos dados foram realizadas com base no referencial teórico, fundamentado em revisão de literatura pertinente à área de estudo, com auxílio do modelo genérico integrativo de Macedo- Soares (2001). Os resultados evidenciaram algumas inconsistências entre os objetivos estratégicos explicitados pela empresa, os fatores organizacionais, os fatores marcoambientais econômicos e os atores estratégicos. Ao mesmo tempo, trouxeram subsídios para identificar quais mudanças seriam necessárias para superar estas inconsistências.

Resumo
[en] The Brazilian offshore oil and gas market increased significantly in the last years, stimulated by the oil high price and by the government incentive for the country selfsufficiency. The bigger and more promising Brazilian oil and gas reserves were located in deeper waters. New technologies and products are demanded to make feasible oil extraction. After eight years of exploration and production sectors opening, new operators start to make wide investments. Considering this environment, the product and service suppliers have great opportunities to develop their business, but have also big challenges related to the qualification of technical personnel and production expansion. The objective of this study is to support FMC Technologies do Brasil, a technological product supplier, in the evaluation of the adequacy of its strategic in Brazil. It also aims to recommend changes that will improve the fit of the company`s actions with the objectives, creating long term competitive advantages. The investigation was carried out by means of a case study methodology. Data collected through documental/ telematic investigations, mainly structured questionnaires and interviews, were threated with qualitative and quantitative methods. The data interpretation and analysis were conducted based on the theoretical references from the literature review, with the support of the systemic and integrative model developed by Macedo-Soares (2001). The results highlight some inconsistencies between the firm s strategy objectives, its organizational factors, the macro-environmental factors and the strategic actors. In addition, the changes required to overcome those inconsistencies were identified.

Orientador(es)
TERESIA DIANA LEWE VAN ADUARD DE MACEDO SOARES

Banca
JOSE ROBERTO GOMES DA SILVA

Banca
TERESIA DIANA LEWE VAN ADUARD DE MACEDO SOARES

Banca
CLAUDIO PITASSI

Catalogação
2006-08-28

Apresentação
2006-03-23

Tipo
[pt] TEXTO

Formato
application/pdf

Formato
application/pdf

Formato
application/pdf

Formato
application/pdf

Formato
application/pdf

Formato
application/pdf

Formato
application/pdf

Idioma(s)
PORTUGUÊS

Referência [pt]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=8903@1

Referência [en]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=8903@2

Referência DOI
https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.8903


Arquivos do conteúdo
CAPA, AGRADECIMENTOS, RESUMO, ABSTRACT, SUMÁRIO E LISTAS PDF
CAPÍTULO 1 PDF
CAPÍTULO 2 PDF
CAPÍTULO 3 PDF
CAPÍTULO 4 PDF
CAPÍTULO 5 PDF
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS E ANEXOS PDF