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Título
[pt] O IMPACTO DAS ESTRATÉGIAS COLABORATIVAS NA INDÚSTRIA DE TRANSPORTE AÉREO

Título
[en] THE IMPACT OF COLLABORATIVE STRATEGIES IN GLOBAL AIRLINE INDUSTRY

Autor
[pt] FLAVIA DE HOLANDA SCHMIDT

Vocabulário
[pt] INDUSTRIA

Vocabulário
[pt] TRANSPORTE AEREO

Vocabulário
[pt] DESEMPENHO ORGANIZACIONAL

Vocabulário
[pt] ALIANCAS ESTRATEGICAS

Vocabulário
[en] INDUSTRY

Vocabulário
[en] AIR TRANSPORT

Vocabulário
[en] ORGANIZATIONAL PERFORMANCE

Vocabulário
[en] STRATEGICAL ALLIANCES

Resumo
[pt] O paradigma da vantagem competitiva e da visualização da arena de negócios como um campo de batalha, questionado desde o seu auge, na década de 80, vem sendo revisto à medida que novas configurações organizacionais, de caráter colaborativo, têm sido adotadas pelos agentes econômicos como forma de lidar com a complexidade que tem norteado o ambiente em que se encontram inseridos. O tema tem sido alvo de um expressivo número de publicações, e crescentes esforços têm sido destinados à investigação do impacto da adoção de estratégias colaborativas no desempenho das firmas participantes. Na indústria de transporte aéreo, também a formação de alianças de múltiplos parceiros, ou constelações, tem despertado o interesse de pesquisas nesse sentido. Esse trabalho soma-se a essas pesquisas, tendo por objetivo investigar o impacto da adoção de alianças estratégicas no desempenho das companhias aéreas que aderiram às grandes constelações formadas na década de 90. Trata-se de uma pesquisa empírica, em que foram comparados, por métodos quantitativos, os indicadores de desempenho de 18 firmas da indústria nos períodos definidos como anteriores e posteriores à adesão às alianças, com base no banco de dados da ICAO- International Civil Aviation Organization. Constatou-se que a simples adesão a constelações não garantiu desempenhos isolados superiores. No entanto foi observado que em alguns casos, em função das estratégias colaborativas adotadas no conjunto, as empresas acabaram por obter ganhos significativos de desempenho.

Resumo
[en] The competitive advantage archetype, as well as the idea of considering the management as a battle field, have been questioned since its height, in the eighties. These ideas have been being reviewed as new organizational configurations, with collaborative nature, have been adopted by the economic agents as a manner to deal with the complexity that has signed the environment in which they are living in. The theme has been focus of a significant number of studies and growing efforts have been dedicated to evaluate the impact of adopting collaborative strategies on the member firms performance. In the global airline industry, also the formation of multiple partners alliances, or constellations, has received the attention of researches with the same purpose. This work sums to these researches, aiming to investigate the impact of the adoption of strategic alliances on the performance of the airlines that joined the big constellations formed in the nineties. It is an empirical research, in which have been compared, using quantitative methods, the performance measurements of 18 firms of the industry, in the periods defined as previous and subsequent to the embracing to alliances, based on data of ICAO - International Civil Aviation Organization. Among the main achievements, was found that just joining a constellation did not guarantee superior isolated performances. Nevertheless, was observed that, in some cases, due to the whole collaborative strategies used, firms ended having significant performance gains.

Orientador(es)
JORGE FERREIRA DA SILVA

Banca
HELENE BERTRAND

Banca
JORGE FERREIRA DA SILVA

Banca
ANGELA MARIA CAVALCANTI DA ROCHA

Catalogação
2006-08-21

Apresentação
2006-03-08

Tipo
[pt] TEXTO

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Idioma(s)
PORTUGUÊS

Referência [pt]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=8865@1

Referência [en]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=8865@2

Referência DOI
https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.8865


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