Título
[pt] O IMPACTO DAS ESTRATÉGIAS COLABORATIVAS NA INDÚSTRIA DE TRANSPORTE AÉREO
Título
[en] THE IMPACT OF COLLABORATIVE STRATEGIES IN GLOBAL AIRLINE INDUSTRY
Autor
[pt] FLAVIA DE HOLANDA SCHMIDT
Vocabulário
[pt] INDUSTRIA
Vocabulário
[pt] TRANSPORTE AEREO
Vocabulário
[pt] DESEMPENHO ORGANIZACIONAL
Vocabulário
[pt] ALIANCAS ESTRATEGICAS
Vocabulário
[en] INDUSTRY
Vocabulário
[en] AIR TRANSPORT
Vocabulário
[en] ORGANIZATIONAL PERFORMANCE
Vocabulário
[en] STRATEGICAL ALLIANCES
Resumo
[pt] O paradigma da vantagem competitiva e da visualização da
arena de
negócios como um campo de batalha, questionado desde o
seu
auge, na década
de 80, vem sendo revisto à medida que novas
configurações
organizacionais, de
caráter colaborativo, têm sido adotadas pelos agentes
econômicos como forma de
lidar com a complexidade que tem norteado o ambiente em
que se encontram
inseridos. O tema tem sido alvo de um expressivo número
de
publicações, e
crescentes esforços têm sido destinados à investigação
do
impacto da adoção de
estratégias colaborativas no desempenho das firmas
participantes. Na indústria de
transporte aéreo, também a formação de alianças de
múltiplos parceiros, ou
constelações, tem despertado o interesse de pesquisas
nesse sentido. Esse trabalho
soma-se a essas pesquisas, tendo por objetivo investigar
o
impacto da adoção de
alianças estratégicas no desempenho das companhias
aéreas
que aderiram às
grandes constelações formadas na década de 90. Trata-se
de
uma pesquisa
empírica, em que foram comparados, por métodos
quantitativos, os indicadores de
desempenho de 18 firmas da indústria nos períodos
definidos como anteriores e
posteriores à adesão às alianças, com base no banco de
dados da ICAO-
International Civil Aviation Organization. Constatou-se
que a simples adesão a
constelações não garantiu desempenhos isolados
superiores.
No entanto foi
observado que em alguns casos, em função das estratégias
colaborativas adotadas
no conjunto, as empresas acabaram por obter ganhos
significativos de
desempenho.
Resumo
[en] The competitive advantage archetype, as well as the idea
of considering the
management as a battle field, have been questioned since
its height, in the
eighties. These ideas have been being reviewed as new
organizational
configurations, with collaborative nature, have been
adopted by the economic
agents as a manner to deal with the complexity that has
signed the environment in
which they are living in. The theme has been focus of a
significant number of
studies and growing efforts have been dedicated to
evaluate the impact of
adopting collaborative strategies on the member firms
performance. In the global
airline industry, also the formation of multiple partners
alliances, or constellations,
has received the attention of researches with the same
purpose. This work sums to
these researches, aiming to investigate the impact of the
adoption of strategic
alliances on the performance of the airlines that joined
the big constellations
formed in the nineties. It is an empirical research, in
which have been compared,
using quantitative methods, the performance measurements
of 18 firms of the
industry, in the periods defined as previous and
subsequent to the embracing to
alliances, based on data of ICAO - International Civil
Aviation Organization.
Among the main achievements, was found that just joining a
constellation did not
guarantee superior isolated performances. Nevertheless,
was observed that, in
some cases, due to the whole collaborative strategies
used, firms ended having
significant performance gains.
Orientador(es)
JORGE FERREIRA DA SILVA
Banca
HELENE BERTRAND
Banca
JORGE FERREIRA DA SILVA
Banca
ANGELA MARIA CAVALCANTI DA ROCHA
Catalogação
2006-08-21
Apresentação
2006-03-08
Tipo
[pt] TEXTO
Formato
application/pdf
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Idioma(s)
PORTUGUÊS
Referência [pt]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=8865@1
Referência [en]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=8865@2
Referência DOI
https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.8865
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