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Título
[pt] AS FORMAS MODERNAS DA MULHER BRASILEIRA (1920 -1939)

Título
[en] THE MODERN FORMS OF BRAZILIAN WOMAN - 1920-1939

Autor
[pt] ROSIANE DE JESUS DOURADO

Vocabulário
[pt] AMBIGUIDADE

Vocabulário
[pt] DESIGN GRAFICO

Vocabulário
[pt] REPRESENTACAO

Vocabulário
[pt] MODERNISMO

Vocabulário
[pt] IMAGEM

Vocabulário
[pt] MODERNIDADE

Vocabulário
[en] AMBIGUITY

Vocabulário
[en] GRAPHIC DESIGN

Vocabulário
[en] REPRESENTATION

Vocabulário
[en] MODERNISM

Vocabulário
[en] IMAGE

Vocabulário
[en] MODERNITY

Resumo
[pt] Este estudo se desdobra sobre o tema da imagem e representação da mulher brasileira. Investigamos como a noção de mulher moderna, corrente nas décadas de 1920 e 1930, foi configurada na mídia impressa ilustrada, em imagens fotográficas, charges, ilustrações e caricaturas. Esta noção compartilhou de características estéticas que envolveram a compreensão sobre a modernidade. O levantamento de características básicas recorrentes às noções de modernidade partiu da concepção de Baudelaire, seguindo pelas observações de T. J. Clark e se juntou ao estudo de Marshall Berman. O efêmero e a ambigüidade foram características configuradas em imagens que representavam a mulher moderna. Muitos dos discursos escritos e visuais associaram o feminino à modernidade, e, em especial, à modernização da cidade do Rio de Janeiro. Mas, a nova mulher foi também associada a um outro aspecto que caracterizou o novo tempo - o consumo, representado pelas propagandas da época. A construção imaginária e simbólica da mulher moderna foi multifacetada e identificou-se por três principais dimensões que integraram a identidade feminina: a efêmera, a aparente e a imaginada. Os discursos sobre a beleza e a moda relacionaram-se com essas três dimensões e evidenciaram o caráter ambíguo e efêmero da nova mulher. A análise morfológica da representação do feminino observou ainda modelos imaginários e simbólicos, dentre os quais, destacou-se, por excelência, a melindrosa como a forma feminina da modernidade. Por fim, o modelo esguio da mulher de cabelos curtos foi representado com aspectos de androginia e apresentou, em alguns casos, características maneiristas, resultantes tanto das novas estéticas, quanto da percepção do tempo e da mulher que se faziam novos.

Resumo
[en] This study presents the theme of the image and the representation of the Brazilian woman. It was investigated how the notion of modern woman, present in the 20s and 30s, was designed on the printed media illustrated in photographic images, charges, illustrations and caricatures. This notion shared aesthetic characteristics that involved the comprehension of modernity. The survey of recurrent basic characteristics on the notions of modernity started with Baudelaire`s conception following T.J. Clark observations and joined Marshall Berman`s study. The ephemeral and the ambiguity were characteristics shaped in images that represented the modern woman. Many of the written and visual discourses associated the feminine to modernity, and in special, to the modernization of the Rio de Janeiro city. But, the new woman was also associated to another aspect that characterized the new time- the consumption, represented by the advertisings of the time. The symbolic and imaginary construction of the modern woman was multifaceted and identified by three main dimensions that integrated the feminine identity: the ephemeral, the apparent and the imagined. The discourses about beauty and fashion were associated with these three dimensions and made clear the ambiguous and ephemeral character of the new woman. The morphologic analysis of the feminine representation observed imaginary and symbolic models, where the melindrosa was accentuated as the feminine form of modernity. The slim model of the short haired woman was represented with aspects of androgyny and represented, in some cases, mannerist characteristics, resulted form the new aesthetics, and the new perceptions of the time and the woman.

Orientador(es)
ALBERTO CIPINIUK

Banca
ALBERTO CIPINIUK

Banca
LUIZ ANTONIO LUZIO COELHO

Banca
GUILHERME SILVA DA CUNHA LIMA

Catalogação
2006-07-10

Apresentação
2005-12-20

Tipo
[pt] TEXTO

Formato
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Idioma(s)
PORTUGUÊS

Referência [pt]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=8649@1

Referência [en]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=8649@2

Referência DOI
https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.8649


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