Maxwell Para Simples Indexação

Título
[pt] CONSUMO DE ALIMENTOS: O RISCO NO COMPORTAMENTO DOS CONSUMIDORES DE BAIXA RENDA

Título
[en] FOOD CONSUMPTION: THE RISK ON CONSUMER BEHAVIOR OF LOW-CLASS CONSUMERS

Autor
[pt] PATRICIA GROSSI REIS

Vocabulário
[pt] MARKETING

Vocabulário
[pt] BAIXA RENDA

Vocabulário
[pt] ALIMENTACAO

Vocabulário
[pt] COMPORTAMENTO DO CONSUMIDOR

Vocabulário
[pt] RISCO

Vocabulário
[en] MARKETING

Vocabulário
[en] LOW-INCOME

Vocabulário
[en] FOOD

Vocabulário
[en] CONSUMER BEHAVIOR

Vocabulário
[en] RISK

Resumo
[pt] Este estudo investiga o comportamento do consumidor de baixa renda frente aos riscos inerentes à escolha dos itens que compõem sua cesta de alimentação. A restrita renda desta população limita a realização de gastos adequados com educação, saúde, recreação e outras necessidades, fazendo com que a escolha da cesta de alimentos tenha um peso especial na expressão dos seus desejos e preferências. Este fato aponta para uma percepção mais aguçada dos riscos incorridos durante a seleção da cesta, algo naturalmente mais trivial para indivíduos que dispõem de mais recursos. Como este consumidor não tem recursos para refazer compras equivocadas ou corrigir experiências negativas de consumo, a frustração proveniente de possíveis erros na escolha de produtos pode sair cara. A análise dos fatores geradores de risco e de suas respectivas estratégias de mitigação, propostos por este estudo de natureza exploratória, revela a complexidade típica de decisões sujeitas a múltiplas restrições.

Resumo
[en] This study investigates the behavior of low-income consumers when faced with the inherent risks associated with choosing the food items that make up their regular diet. Their restricted budget limits expenditures on necessities such as education, healthcare and entertainment, which in turn, gives the choice of food items a special role in the expression of these consumers` wishes and preferences. This suggests that low-income consumers have a more acute perception of the risks incurred during the selection of the items, something perceived as trivial for wealthier individuals. Since these consumers has no extra resources to undo their mistakes or fix negative consumption experiences, the frustrations spawned from possible purchase errors may be high. The analysis of the risk generating factors and their respective coping strategies, proposed by this exploratory study, reveals the typical complexity of decisions that are subjected to multiple restrictions.

Orientador(es)
PAULO CESAR DE MENDONCA MOTTA

Banca
PAULO CESAR DE MENDONCA MOTTA

Banca
ANGELUCCIA BERNARDES HABERT

Banca
MARIVANIA DE ARAUJO

Catalogação
2006-05-22

Apresentação
2006-04-05

Tipo
[pt] TEXTO

Formato
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Idioma(s)
PORTUGUÊS

Referência [pt]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=8346@1

Referência [en]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=8346@2

Referência DOI
https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.8346


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