Título
[en] EDUCATION IN TERREIROS: THE WAY SCHOOL GET IN TOUCH WITH CHILDREN WHO ARE FAIHFUL TO CANDOMBLÉ
Título
[pt] EDUCAÇÃO EM TERREIROS: E COMO A ESCOLA SE RELACIONA COM CRIANÇAS QUE PRATICAM CANDOMBLÉ
Autor
[pt] MARISTELA GOMES DE SOUZA GUEDES
Vocabulário
[pt] EDUCACAO
Vocabulário
[pt] CANDOMBLE
Vocabulário
[pt] ENSINO RELIGIOSO
Vocabulário
[pt] MULTICULTURALISMO
Vocabulário
[en] EDUCATION
Vocabulário
[en] CANDOMBLE
Vocabulário
[en] RELIGIOUS TEACHING
Vocabulário
[en] MULTICULTURALISM
Resumo
[pt] Ricardo Nery, Paula Esteves, Joyce dos Santos, Jailson
dos
Santos, Luana Navarro, Tauana dos Santos, Tainara dos
Santos, Laremi de Oliveira, Noam Moreira e Felipe dos
Santos são crianças e adolescentes (Joyce e Jailson já
estão adultos) que praticam candomblé. Assim como muitas
outras, elas desempenham funções específicas, recebem
cargos na hierarquia dos terreiros e manifestam orgulho
de
sua religião. Muitas são iniciadas e, depois de um longo
aprendizado, estão preparadas para receberem os orixás.
Durante 13 anos, acompanhei, observei, entrevistei e
fotografei essas pessoas e as vi crescendo no terreiro.
Ao
mesmo tempo, busquei verificar como a escola se relaciona
com crianças e adolescentes que praticam candomblé,
principalmente depois da aprovação e aplicação da Lei de
Ensino Religioso no Rio de Janeiro (Lei 3459), que
estabeleceu o ensino religioso confessional no Estado. O
referencial teórico utilizado para atravessar essa ponte
entre o terreiro e a escola tem como perspectiva a
discussão sobre educação multicultural. É disso que trata
esta pesquisa.
Resumo
[en] Ricardo Nery, Paula Esteves, Joyce dos Santos, Jailson dos
Santos, Luana Navarro, Michele dos Santos, Alessandra dos
Santos, Noam Moreira and Felipe dos Santos are children
and teenagers (Joyce and Jailson are adults already) who
are faihful to Candomblé. Like other children, they play
specific role, are given titles in the hierarchy of the
terreiros and are pried of their religion. Many children
get in touch with Candomblé and, after a long period, they
are ready to be possessed by Orixás. For 13 years, I have
accompanied, watched, interviewed and photographed those
people and I have seen their growing up in the terreiro.
At the same time I have tried to look into the way school
get in touch with children and teenagers who are faihful
to Candomblé, mainly after the approval and the
application of the Law of Religion Teaching for Rio de
Janeiro (Law 3459), that laid down a confessional religion
teaching in the State. The theoretical references used to
cross the bridge from terreiro to school is the discussion
on multicultural education. That is the matter of that
research.
Orientador(es)
VERA MARIA FERRAO CANDAU
Banca
MONIQUE ROSE AIMEE AUGRAS
Banca
SONIA KRAMER
Banca
VERA MARIA FERRAO CANDAU
Banca
EMILIA FREITAS DE LIMA
Banca
JOSE REGINALDO PRADI
Catalogação
2006-01-27
Apresentação
2005-07-11
Tipo
[pt] TEXTO
Formato
application/pdf
Formato
application/pdf
Formato
application/pdf
Formato
application/pdf
Formato
application/pdf
Formato
application/pdf
Formato
application/pdf
Formato
application/pdf
Formato
application/pdf
Formato
application/pdf
Idioma(s)
PORTUGUÊS
Referência [pt]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=7708@1
Referência [en]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=7708@2
Referência DOI
https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.7708
Arquivos do conteúdo
CAPA, AGRADECIMENTOS, RESUMO, ABSTRACT, SUMÁRIO E LISTAS PDF CAPÍTULO 1 PDF CAPÍTULO 2 PDF CAPÍTULO 3 PDF CAPÍTULO 4 PDF CAPÍTULO 5 PDF CAPÍTULO 6 PDF CAPÍTULO 7 PDF CAPÍTULO 8 PDF REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS PDF