Maxwell Para Simples Indexação

Título
[en] CHILDREN, NATURE AND CHILDRENNULLS EDUCATION

Título
[pt] CRIANÇAS, NATUREZA E EDUCAÇÃO INFANTIL

Autor
[pt] LEA VELOCINA VARGAS TIRIBA

Vocabulário
[pt] ECOLOGIA

Vocabulário
[pt] RELACAO SERES HUMANOS-NATUREZA

Vocabulário
[pt] EDUCACAO INFANTIL

Vocabulário
[pt] EDUCACAO

Vocabulário
[en] ECOLOGY

Vocabulário
[en] HUMAN BEINGS-NATURE RELATIONSHIP

Vocabulário
[en] EARLY CHILDHOOD EDUCATION

Vocabulário
[en] EDUCATION

Resumo
[pt] Este estudo tem como pressuposto a idéia de que há uma relação entre degradação das condições ambientais do planeta e desatenção às necessidades e desejos das crianças em espaços de Educação Infantil. Entendendo que os seres humanos são, simultaneamente, seres de cultura e de natureza; e que o pertencimento à natureza foi se perdendo no processo de produção da visão de mundo moderna, a pesquisa buscou elementos para a compreensão das conexões entre esta visão dicotômica e o modo de funcionamento de instituições educacionais. O referencial para conectar os planos micro e macro-políticos foi encontrado nos campos da ecologia, do feminismo e da micropolítica. A pesquisa de campo desenvolveu-se em parceria com uma instância de formação da Secretaria Municipal de Educação de Blumenau (SEMED), Santa Catarina; e envolveu profissionais dos Centros de Educação Infantil (CEIs), que atendem à crianças na faixa etária de 0 a 6 anos, em horário integral. Através de uma investigação qualitativa que inclui observação participante, questionários e entrevistas, foram analisados os espaços físicos de 70% dos CEIs de Blumenau, no que se refere à tempo ao ar livre e contato com elementos do mundo natural, como terra, areia, água e vegetação. A pesquisa inclui, ainda, entrevistas com as profissionais que atuam junto às crianças, buscando elementos para a compreensão do conjunto de referências conceituais que definem um cotidiano distanciado da natureza. Os dados obtidos revelam concepções e práticas educacionais coerentes com uma visão de mundo que separa ser humano e natureza, corpo e mente, razão e emoção. Nesta medida, contribuem para a reprodução de um modo de funcionamento social que é gerador de desequilíbrio ambiental, desigualdade social e sofrimento pessoal.

Resumo
[en] This study is based on the idea that there is a relationship between the degradation of the environmental conditions of the planet and the lack of attention to children needs and wishes in Childish Education. If there is an undertanding that human beings are, at the same time, culture and nature beings and that the nature perception has been lost during the production process of the modern world vision, the research gathered elements for the comprehension of the relationships between this docotomic vision and the way educational institutions work. The references to connect the micro and macro political plans was found in ecology, feminism and micro political fields. The field research was developed through a partnership with a formation instancy of the Education Municipal Secretary in Blumenau, Santa Catarina; it involved professionals of the Childish Education Centers (CECs), that attend to children from 0 up to 6 years old, in a full time mode. Through a qualitative investigation which includes the participant observation, answers to interviews and questionnaires, the physical spaces of 70% of Blumenau CECs were analysed, regarding the out of door time and contact with elements of the natural world, such as sand, ground, water and vegetation. The research also includes interviews with the professionals who act with the children, searching elements to understand the set of conceptual references which define an everyday far away from nature. The obtained data show educational conceptions and practices that are consonant to a world vision which put apart human being and nature, body and mind, good sense and emotion. Thus, they contribute for the reproduction of a kind of social working method which generates environmental unstability, social inequality and personal suffering.

Orientador(es)
LEANDRO AUGUSTO MARQUES COELHO KONDER

Banca
SONIA KRAMER

Banca
LEANDRO AUGUSTO MARQUES COELHO KONDER

Banca
CARLOS ALBERTO PLASTINO ESTEBAN

Banca
MARIA MACHADO MALTA CAMPOS

Banca
RITA MARISA RIBES PEREIRA

Catalogação
2006-01-24

Apresentação
2005-09-30

Tipo
[pt] TEXTO

Formato
application/pdf

Formato
application/pdf

Formato
application/pdf

Formato
application/pdf

Formato
application/pdf

Formato
application/pdf

Formato
application/pdf

Idioma(s)
PORTUGUÊS

Referência [pt]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=7704@1

Referência [en]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=7704@2

Referência DOI
https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.7704


Arquivos do conteúdo
CAPA, AGRADECIMENTOS, RESUMO, ABSTRACT, RÉSUMÉ E SUMÁRIO PDF
INTRODUÇÃO PDF
CAPÍTULO 1 PDF
CAPÍTULO 2 PDF
CAPÍTULO 3 PDF
CAPÍTULO 4 PDF
BIBLIOGRAFIA E ANEXOS PDF