Título
[pt] O COLÉGIO NOVA FRIBURGO DA FUNDAÇÃO GETÚLIO VARGAS: MERGULHANDO EM SUA MEMÓRIA INSTITUCIONAL
Título
[en] THE NOVA FRIBURGO COLLEGE OF FOUNDATION GETÚLIO VARGAS: DIVING IN ITS INSTITUTIONAL MEMORY
Autor
[pt] PABLO SILVA MACHADO B DOS SANTOS
Vocabulário
[pt] HISTORIA DAS IDEIAS
Vocabulário
[pt] COLEGIO NOVA FRIBURGO
Vocabulário
[pt] INSTITUICOES EDUCACIONAIS
Vocabulário
[pt] MEMORIA INSTITUCIONAL
Vocabulário
[pt] HISTORIA DA EDUCACAO BRASILEIRA
Vocabulário
[en] HISTORY OF IDEAS
Vocabulário
[en] COLEGIO NOVA FRIBURGO
Vocabulário
[en] EDUCATION INSTITUTIONS
Vocabulário
[en] INSTITUTIONAL MEMORY
Vocabulário
[en] HISTORY OF THE BRAZILIAN EDUCATION
Resumo
[pt] Este estudo teve como objetivo principal lançar um novo
olhar sobre a experiência educacional do Colégio Nova
Friburgo da Fundação Getúlio Vargas (CNF/FGV), entendido
como uma escola experimental criada no âmbito da
iniciativa privada. Para tanto, busquei investigar tal
objeto pela via do estudo da memória institucional do CNF,
examinando três fontes documentais em cuja materialidade
tal memória se apresentaria de maneira substancial (dois
livros editados pela FGV sobre o CNF, a Revista Curriculum
editada pelo CNF e depoimentos de ex-alunos e ex-
professores do CNF). Ao final do presente estudo foi
possível captar elementos de uma pedagogia tradicional e
de um discurso de cunho tradicionalista e patrimonialista
que se colocavam para além das idéias de inovação
pedagógica e competência administrativa presentes nos
documentos analisados.
Resumo
[en] The present study had had as principal objective to throw
a new look on the educational experience of the Colégio
Nova Friburgo of the Fundação Getúlio Vargas (CNF/FGV),
expert as a experimental school created by the private
initiative. For so much, looked for to investigate such
object through the study of the institutional memory of
CNF, examining three documental sources in whose
materiality such memory had presented concret way (two
books edited by FGV about CNF, the Revista Curriculum
edited by CNF and former-students` testimonies and former-
teachers of CNF). At the end of the present study it was
possible to capture elements of a traditional pedagogy and
of a traditionalistic speech and patrimonialist that were
presented for besides the ideas of pedagogic innovation
and administrative competence presents in the analyzed
documents.
Orientador(es)
ANA WALESKA POLLO CAMPOS MENDONCA
Banca
ISABEL ALICE OSWALD MONTEIRO LELIS
Banca
ANA WALESKA POLLO CAMPOS MENDONCA
Banca
MARIA DE LOURDES DE A FAVERO
Catalogação
2005-09-02
Apresentação
2005-03-15
Tipo
[pt] TEXTO
Formato
application/pdf
Formato
application/pdf
Formato
application/pdf
Formato
application/pdf
Formato
application/pdf
Formato
application/pdf
Formato
application/pdf
Formato
application/pdf
Idioma(s)
PORTUGUÊS
Referência [pt]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=7001@1
Referência [en]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=7001@2
Referência DOI
https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.7001
Arquivos do conteúdo
CAPA, AGRADECIMENTOS, RESUMO, ABSTRACT, SUMÁRIO E LISTAS PDF CAPÍTULO 1 PDF CAPÍTULO 2 PDF CAPÍTULO 3 PDF CAPÍTULO 4 PDF CAPÍTULO 5 PDF CAPÍTULO 6 PDF REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS E ANEXOS PDF