Título
[pt] A ESCRITA COMO EXERCÍCIO DE CONTRAPODER: UMA ANÁLISE DE O MANUAL DOS INQUISIDORES, DE ANTONIO LOBO ANTUNES
Título
[en] THE WRITTEN AS AN EXERCISE OF COUNTER-POWER: AN ANALISYS OF LOBO ANTUNES INQUISITORS MANUAL
Autor
[pt] JOBSON LOPES DOS SANTOS
Vocabulário
[pt] SUBJETIVIDADE
Vocabulário
[pt] CONTRAPODER
Vocabulário
[pt] POLICRONIA
Vocabulário
[pt] ANTONIO LOBO ANTUNES
Vocabulário
[pt] POLIFONIA
Vocabulário
[en] SUBJECTIVITY
Vocabulário
[en] COUNTER-POWER
Vocabulário
[en] POLYCRONIC
Vocabulário
[en] ANTONIO LOBO ANTUNES
Vocabulário
[en] POLYPHONY
Resumo
[pt] O poder não está restrito ao exercício da repressão,
possuindo também um caráter
produtivo, que constitui, sobretudo, uma produção
subjetiva ligada ao universo íntimo do
sujeito. A subjetividade produzida pelo poder procura
criar uma imagem fixa do sujeito e
da sociedade para manter inalteradas as estruturas
sociais. A resistência ao poder,
conhecida aqui como contrapoder, deve, portanto,
problematizar essa visão estática através
de uma outra produção subjetiva que se manifesta no
romance O Manual dos Inquisidores,
de Antonio Lobo Antunes, pela utilização peculiar da
escrita. Identificar os elementos dessa
escrita como práticas de contrapoder - escrita esta
descentrada, polifônica e policrônica - é
o objetivo dessa dissertação de mestrado, um estudo que
aponta na origem dessa nova
escrita subjetiva as inovações do modernismo aliadas à
reatualização dos elementos básicos
da tradição narrativa.
Resumo
[en] Power is not restricted to the exercise of power; it has
also a productive nature that is manifested
particularly as a subjective production linked to the
inner universe of the subject. The subjectivity produced
by power tries to create a fixed image of the subject and
society in order to keep social structures
unaltered. The resistance to power, called here counter-
power, must therefore question this static view
through another subjective production that expresses
itself in the novel by the use of a particular form of
writing. To identify the elements of this form of writing
as counter-power practices - a decentralized,
polyphonic and polychronic writing - is the aim of this
thesis, a study that finds the origin of this new
subjective writing in the innovations of Modernism,
together with a renewal of the basic elements of the
narrative tradition.
Orientador(es)
IZABEL MARGATO
Banca
IZABEL MARGATO
Banca
VERA LUCIA FOLLAIN DE FIGUEIREDO
Banca
RONALDO MENEGAZ
Catalogação
2005-05-25
Apresentação
2004-11-26
Tipo
[pt] TEXTO
Formato
application/pdf
Formato
application/pdf
Formato
application/pdf
Formato
application/pdf
Formato
application/pdf
Formato
application/pdf
Formato
application/pdf
Idioma(s)
PORTUGUÊS
Referência [pt]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=6505@1
Referência [en]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=6505@2
Referência DOI
https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.6505
Arquivos do conteúdo
CAPA, AGRADECIMENTOS, RESUMO, ABSTRACT E SUMÁRIO PDF CAPÍTULO 1 PDF CAPÍTULO 2 PDF CAPÍTULO 3 PDF CAPÍTULO 4 PDF CAPÍTULO 5 PDF REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS PDF