Título
[en] FRAMEWORK FOR COORDINATION AND MEDIATION OF WEB SERVICES MODELED AS LEARNING OBJECTS FOR WEB-BASED LEARNING ENVIRONMENTS
Título
[pt] FRAMEWORK PARA COORDENAÇÃO E MEDIAÇÃO DE WEB SERVICES MODELADOS COMO LEARNING OBJECTS PARA AMBIENTES DE APRENDIZADO NA WEB
Autor
[pt] REUBEM ALEXANDRE DALMEIDA GIRARDI
Vocabulário
[pt] FRAMEWORK
Vocabulário
[pt] AMBIENTES DE APRENDIZADO NA WEB
Vocabulário
[pt] SERVICOS WEB
Vocabulário
[en] FRAMEWORK
Vocabulário
[en] WEB-BASED LEARNING ENVIRONMENTS
Vocabulário
[en] WEB SERVICES
Resumo
[pt] O crescente interesse em ambientes de aprendizado na Web
incentiva
pesquisas e torna evidente a importância do
desenvolvimento de tecnologias e
padrões que permitam ambientes, instrutores e
participantes a criar, encontrar,
consumir, reusar e compartilhar conteúdos instrucionais,
conhecidos como objetos
de aprendizagem ou learning objects. Padrões para
metadados, objetos de
aprendizagem e arquiteturas para prover suporte a estas
tecnologias em sistema de
ensino na web (learning management systems - LMS) são a
chave para o sucesso
do e-Learning. Neste sentido, o conceito de objetos de
aprendizagem possui
fundamental importância e concentra grande parte das
pesquisas realizadas nesta
área. Em paralelo, a observação de que o aprendizado na
web ocorre através do
auxílio de ferramentas e serviços que fazem parte dos LMS
gera a reflexão sobre a
atual modelagem e entendimento destes serviços. Com isso,
este trabalho defende
a modificação do conceito de learning objects, estendendo
o atual, incorporando
serviços à sua abrangência, sendo estes modelados com base
na tecnologia de
serviços web (web services). No final, é apresentado um
framework para facilitar a
adaptação de Learning Management Systems a este novo
conceito de learning
objects e o estudo de caso no Ambiente AulaNet.
Resumo
[en] The increasing interest in web-based learning environments
stimulates
researches and evidences the importance of developing
technologies and standards
that allow environments, instructors and participants to
create, find, consume,
reuse, and to share instructional contents, known as
learning objects. Metadata
standards, learning objects and architectures to support
these technologies in
Learning Management Systems (LMS) are the key for the
success of e-learning.
In this context, the learning object concept has essential
importance and
concentrates the majority of the researches accomplished
in this field. At the
same time, observing that the learning in the web happens
through the aid of tools
and learning services which are part of LMS, leads to the
reflection about the
current modeling and understanding of these services. This
work defends the
modification of the learning objects concept, extending
the current one by
incorporating services to its extent, being these modeled
as Web Services. Finally,
a framework is presented in order to facilitate the
adapting of the Learning
Management Systems to the new concept of learning objects,
as well as a case
study in the AulaNet Environment.
Orientador(es)
CARLOS JOSE PEREIRA DE LUCENA
Banca
RUBENS NASCIMENTO MELO
Banca
HUGO FUKS
Banca
CARLOS JOSE PEREIRA DE LUCENA
Catalogação
2005-03-18
Apresentação
2004-08-27
Tipo
[pt] TEXTO
Formato
application/pdf
Formato
application/pdf
Formato
application/pdf
Formato
application/pdf
Formato
application/pdf
Formato
application/pdf
Formato
application/pdf
Formato
application/pdf
Formato
application/pdf
Idioma(s)
PORTUGUÊS
Referência [pt]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=6131@1
Referência [en]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=6131@2
Referência DOI
https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.6131
Arquivos do conteúdo
CAPA, AGRADECIMENTOS, RESUMO, ABSTRACT, SUMÁRIO E LISTAS PDF CAPÍTULO 1 PDF CAPÍTULO 2 PDF CAPÍTULO 3 PDF CAPÍTULO 4 PDF CAPÍTULO 5 PDF CAPÍTULO 6 PDF CAPÍTULO 7 PDF REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS, GLOSSÁRIO E APÊNDICES PDF