Título
[pt] RECONSTRUÇÃO DE SUPERFÍCIES UTILIZANDO TETRAQUADS
Título
[en] SURFACE RECONSTRUCTION USING TETRAQUADS
Autor
[pt] ALLYSON NEY TEODOSIO CABRAL
Vocabulário
[pt] MODELAGEM
Vocabulário
[pt] RECONSTRUCAO DE SUPERFICIES
Vocabulário
[pt] QUADRICA
Vocabulário
[pt] CUBICA
Vocabulário
[pt] TETRAEDRO
Vocabulário
[pt] TRIQUAD
Vocabulário
[pt] TETRAQUAD
Vocabulário
[pt] GPU
Vocabulário
[en] MODELLING
Vocabulário
[en] SURFACE RECONSTRUCTION
Vocabulário
[en] QUADRIC
Vocabulário
[en] CUBIC
Vocabulário
[en] TETRAHEDRON
Vocabulário
[en] TRIQUAD
Vocabulário
[en] TETRAQUAD
Resumo
[pt] A reconstrução de superfícies é um problema que recebe bastante atenção
em Computação Gráfica dada a importância de suas aplicações. Uma
solução comum é representar essas superfícies por malhas triangulares. Neste
trabalho é proposta uma estrutura de tetraedros com cúbicas definidas em
seu interior que são utilizadas para aproximar a superfície. Essas cúbicas,
chamadas de TetraQuads, são superfícies implícitas de grau 3 definidas
como interpolação de quádricas posicionadas nos vértices dos tetraedros.
Esses elementos foram idealizados de forma que seja rápido o processamento
para visualização dessa estrutura pelo hardware gráfico. Os objetos definidos
dessa maneira carregam mais informações do ponto de vista da geometria
diferencial que uma malha triangular. Por esse motivo, têm uma modelagem
mais complexa a ser resolvida. Esse problema é discutido ao apresentar os
passos para reconstrução de superfícies por TetraQuads a partir de nuvens
de pontos.
Resumo
[en] Surface reconstruction is a problem that receives a lot of attention in Computer
Graphics due to the importance and the number of its applications. A
common solution is to represent these surfaces through triangular meshes.
This work introduces an alternative structure of tetrahedrons with cubics
defined in its interior, which are used to approximate the surface. Those cubics,
called TetraQuads, are third-degree implicit surfaces defined as an interpolation
of quadrics positioned at the tetrahedrons vertices. These elements
are constructed for an efficient visualization by the graphics hardware.
Objects defined in this manner contain more information from the differential
geometry point of view than a triangle mesh, which entails a more
complex modeling problem. This problem is discussed throughout the steps
of surface reconstruction from point clouds through TetraQuads.
Orientador(es)
THOMAS LEWINER
Coorientador(es)
RODRIGO PENTEADO R DE TOLEDO
Banca
PEDRO MARIO CRUZ E SILVA
Banca
LUIZ CARLOS PACHECO RODRIGUES VELHO
Banca
WALDEMAR CELES FILHO
Banca
THOMAS LEWINER
Banca
RODRIGO PENTEADO R DE TOLEDO
Banca
LUIS MARIANO PENARANDA
Banca
RICARDO GUERRA MARROQUIM
Banca
VINICIUS MOREIRA MELLO
Catalogação
2021-12-16
Apresentação
2015-03-31
Tipo
[pt] TEXTO
Formato
application/pdf
Formato
application/pdf
Formato
application/pdf
Formato
application/pdf
Formato
application/pdf
Formato
application/pdf
Formato
application/pdf
Formato
application/pdf
Idioma(s)
PORTUGUÊS
Referência [pt]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=56585@1
Referência [en]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=56585@2
Referência DOI
https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.56585
Arquivos do conteúdo
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS E APÊNDICES PDF CAPA, AGRADECIMENTOS, RESUMO, ABSTRACT, SUMÁRIO E LISTAS PDF CAPÍTULO 1 PDF CAPÍTULO 2 PDF CAPÍTULO 3 PDF CAPÍTULO 4 PDF CAPÍTULO 5 PDF CAPÍTULO 6 PDF