Maxwell Para Simples Indexação

Título
[en] FAVORITISM AND INFORMATIONAL EFFECTS IN PUBLIC PROCUREMENT AUCTIONS

Título
[pt] FAVORITISMO E EFEITOS INFORMACIONAIS EM LICITAÇÕES PÚBLICAS

Autor
[pt] BRENO DE CASTRO VIEIRA

Vocabulário
[pt] TEORIA DOS JOGOS

Vocabulário
[pt] FAVORITISMO

Vocabulário
[pt] COMPRA PUBLICA

Vocabulário
[pt] LICITACAO

Vocabulário
[pt] LEILOES

Vocabulário
[en] GAME THEORY

Vocabulário
[en] FAVORITISM

Vocabulário
[en] PUBLIC PURCHASE

Vocabulário
[en] BIDDING

Vocabulário
[en] AUCTIONS

Resumo
[pt] O trabalho desenvolve um modelo de licitações públicas com favoritismo e uma regra de decisão em dois estágios. Devido à existência de favoritismo, a qualidade mínima exigida pela agência para aprovar um projeto é determinada de forma a beneficiar uma das firmas. Mostramos que, mesmo supondo simetria ex-ante entre as firmas participantes e independência entre as distribuições de custo e qualidade, as ofertas de preço serão assimétricas em equilíbrio. Em particular, a firma beneficiada escolhe preços maiores do que as demais para um dado nível de custo. Além disso, simulações do modelo indicam que revelar o número de participantes qualificados diminui o preço que o governo espera pagar pelo bem.

Resumo
[en] We study procurement auctions under favoritism and a two-stage decision rule. Because of favoritism, the minimum quality required in order to approve a project is endogenously determined to benefit the recipient of the agency s bias. We show that, even with ex-ante symmetry and independence between the distributions of costs and quality, equilibrium bidding behavior will be asymmetric and the favorite firm will bid less aggressively than the others. A mechanism design approach indicates that revealing the number of qualified participants or adopting a second-price rule would decrease expected prices and costs of realizing the project, due to the elimination of the asymmetric bidding behavior. Finally, simulations for the uniformly distributed case show that while adopting one of the alternative rules increases efficiency, it also increases the favorite firm s ex-ante profits and therefore may facilitate collusion between the agency and a firm.

Orientador(es)
LEONARDO BANDEIRA REZENDE

Banca
VINICIUS DO NASCIMENTO CARRASCO

Banca
LEONARDO BANDEIRA REZENDE

Banca
HUMBERTO MOREIRA

Catalogação
2021-11-29

Apresentação
2011-03-30

Tipo
[pt] TEXTO

Formato
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Idioma(s)
INGLÊS

Referência [pt]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=56231@1

Referência [en]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=56231@2

Referência DOI
https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.56231


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