Título
[en] FAVORITISM AND INFORMATIONAL EFFECTS IN PUBLIC PROCUREMENT AUCTIONS
Título
[pt] FAVORITISMO E EFEITOS INFORMACIONAIS EM LICITAÇÕES PÚBLICAS
Autor
[pt] BRENO DE CASTRO VIEIRA
Vocabulário
[pt] TEORIA DOS JOGOS
Vocabulário
[pt] FAVORITISMO
Vocabulário
[pt] COMPRA PUBLICA
Vocabulário
[pt] LICITACAO
Vocabulário
[pt] LEILOES
Vocabulário
[en] GAME THEORY
Vocabulário
[en] FAVORITISM
Vocabulário
[en] PUBLIC PURCHASE
Vocabulário
[en] BIDDING
Vocabulário
[en] AUCTIONS
Resumo
[pt] O trabalho desenvolve um modelo de licitações públicas com favoritismo e uma regra de decisão em dois estágios. Devido à existência de favoritismo, a qualidade mínima exigida pela agência para aprovar um projeto é determinada de forma a beneficiar uma das firmas. Mostramos que, mesmo supondo simetria ex-ante entre as firmas participantes e independência entre as distribuições de custo e qualidade, as ofertas de preço serão assimétricas em equilíbrio. Em particular, a firma beneficiada escolhe preços maiores do que
as demais para um dado nível de custo. Além disso, simulações do modelo indicam que revelar o número de participantes qualificados diminui o preço que o governo espera pagar pelo bem.
Resumo
[en] We study procurement auctions under favoritism and a two-stage decision rule. Because of favoritism, the minimum quality required in order to approve a project is endogenously determined to benefit the recipient of the agency s bias. We show that, even with ex-ante symmetry and independence between the distributions of costs and quality, equilibrium bidding behavior will be asymmetric and the favorite firm will bid less aggressively than the others. A mechanism design approach indicates that revealing the number of qualified
participants or adopting a second-price rule would decrease expected prices and costs of realizing the project, due to the elimination of the asymmetric bidding behavior. Finally, simulations for the uniformly distributed case show that while adopting one of the alternative rules increases efficiency, it also increases the favorite firm s ex-ante profits and therefore may facilitate collusion between the agency and a firm.
Orientador(es)
LEONARDO BANDEIRA REZENDE
Banca
VINICIUS DO NASCIMENTO CARRASCO
Banca
LEONARDO BANDEIRA REZENDE
Banca
HUMBERTO MOREIRA
Catalogação
2021-11-29
Apresentação
2011-03-30
Tipo
[pt] TEXTO
Formato
application/pdf
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application/pdf
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application/pdf
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application/pdf
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application/pdf
Idioma(s)
INGLÊS
Referência [pt]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=56231@1
Referência [en]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=56231@2
Referência DOI
https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.56231
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