Título
[en] CONFLICTS IN THE CLASSROOM: CONSTRUCTED RELATIONSHIPS BETWEEN TEACHER AND STUDENTS IN A UNIVERSITY COURSE
Título
[pt] CONFLITOS EM SALA DE AULA: RELAÇÕES CONSTRUÍDAS ENTRE PROFESSOR E ALUNOS EM UM CURSO UNIVERSITÁRIO
Autor
[pt] MONICA SPITALNIK NATHAN
Vocabulário
[pt] CONFLITO
Vocabulário
[pt] ENQUADRE
Vocabulário
[pt] INTERACAO EM SALA DE AULA
Vocabulário
[pt] PARADOXOS COMUNICATIVOS
Vocabulário
[pt] ALINHAMENTOS
Vocabulário
[en] CONFLICT
Vocabulário
[en] FRAME
Vocabulário
[en] CLASSROOM INTERACTION
Vocabulário
[en] COMMUNICATIVE PARADOXES
Vocabulário
[en] ALIGNMENTS
Resumo
[pt] Pesquisa de cunho micro-etnográfico, realizada em aulas de
ciências exatas numa universidade do Rio de Janeiro,
descreve e analisa o surgimento e gerenciamento de
conflitos entre participantes em sala de aula. A
fundamentação teórica se baseia nos pressupostos da
Sociolingüística Interacional para análise do discurso
oral. Realizou-se uma triangulação metodológica que incluiu
o método de observação participante, gravações em
vídeo/áudio e entrevistas. Os resultados mostram que os
conflitos entre os participantes decorrem de: relações
paradoxais criadas por alinhamentos contraditórios;
distintas expectativas em relação à aula e ao programa do
curso; diferentes interpretações acerca da função dos
alinhamentos, e relativização da assimetria entre
professores e alunos o que permite a expressão de
alinhamentos humorísticos e agressivos. Outros resultados
mostram como os conflitos são movimentos importantes para
os participantes construírem novas relações com os outros
membros do grupo. Este estudo é uma reflexão acerca dos
enquadres de conflito o que pode contribuir para a prática
do professor como educador.
Resumo
[en] This micro-analytical research, conducted in a formal
course at a graduate
school of computer science in Rio de Janeiro, describes and
analyzes the
appearance and management of conflicts between participants
in the classroom.
An Interactional Sociolinguistic theoretical perspective is
taken up to analyze oral
discourse. Methodological triangulation, which included
participant-observation,
video/audio recording, and interviewing, was carried out.
Results show that
conflicts between participants are brought about by:
paradoxical relationships due
to contradictory alignments; different expectations
associated to the course and its
agenda; different interpretations related to alignment
functions, and mitigated
asymmetrical relationships allowing humorous and aggressive
alignments to
become evident. Other results reveal how conflicts can be
important movements
in the construction of new relationships with other members
of the group. This
study is a reflection about conflict frames, which can
contribute to the teacher`s
practice as an educator.
Orientador(es)
LILIANA CABRAL BASTOS
Banca
INES KAYON DE MILLER
Banca
LILIANA CABRAL BASTOS
Banca
LUCIA PACHECO DE OLIVEIRA
Banca
SOLANGE COELHO VEREZA
Banca
BRANCA FALABELLA FABRICIO
Catalogação
2004-07-05
Apresentação
2004-04-12
Tipo
[pt] TEXTO
Formato
application/pdf
Formato
application/pdf
Formato
application/pdf
Formato
application/pdf
Formato
application/pdf
Formato
application/pdf
Formato
application/pdf
Formato
application/pdf
Formato
application/pdf
Idioma(s)
PORTUGUÊS
Referência [pt]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=5136@1
Referência [en]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=5136@2
Referência DOI
https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.5136
Arquivos do conteúdo
CAPA, AGRADECIMENTOS, RESUMO, ABSTRACT, SUMÁRIO E LISTAS PDF CAPÍTULO 1 PDF CAPÍTULO 2 PDF CAPÍTULO 3 PDF CAPÍTULO 4 PDF CAPÍTULO 5 PDF CAPÍTULO 6 PDF CAPÍTULO 7 PDF REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS E APÊNDICES PDF