Maxwell Para Simples Indexação

Título
[en] CONFLICTS IN THE CLASSROOM: CONSTRUCTED RELATIONSHIPS BETWEEN TEACHER AND STUDENTS IN A UNIVERSITY COURSE

Título
[pt] CONFLITOS EM SALA DE AULA: RELAÇÕES CONSTRUÍDAS ENTRE PROFESSOR E ALUNOS EM UM CURSO UNIVERSITÁRIO

Autor
[pt] MONICA SPITALNIK NATHAN

Vocabulário
[pt] CONFLITO

Vocabulário
[pt] ENQUADRE

Vocabulário
[pt] INTERACAO EM SALA DE AULA

Vocabulário
[pt] PARADOXOS COMUNICATIVOS

Vocabulário
[pt] ALINHAMENTOS

Vocabulário
[en] CONFLICT

Vocabulário
[en] FRAME

Vocabulário
[en] CLASSROOM INTERACTION

Vocabulário
[en] COMMUNICATIVE PARADOXES

Vocabulário
[en] ALIGNMENTS

Resumo
[pt] Pesquisa de cunho micro-etnográfico, realizada em aulas de ciências exatas numa universidade do Rio de Janeiro, descreve e analisa o surgimento e gerenciamento de conflitos entre participantes em sala de aula. A fundamentação teórica se baseia nos pressupostos da Sociolingüística Interacional para análise do discurso oral. Realizou-se uma triangulação metodológica que incluiu o método de observação participante, gravações em vídeo/áudio e entrevistas. Os resultados mostram que os conflitos entre os participantes decorrem de: relações paradoxais criadas por alinhamentos contraditórios; distintas expectativas em relação à aula e ao programa do curso; diferentes interpretações acerca da função dos alinhamentos, e relativização da assimetria entre professores e alunos o que permite a expressão de alinhamentos humorísticos e agressivos. Outros resultados mostram como os conflitos são movimentos importantes para os participantes construírem novas relações com os outros membros do grupo. Este estudo é uma reflexão acerca dos enquadres de conflito o que pode contribuir para a prática do professor como educador.

Resumo
[en] This micro-analytical research, conducted in a formal course at a graduate school of computer science in Rio de Janeiro, describes and analyzes the appearance and management of conflicts between participants in the classroom. An Interactional Sociolinguistic theoretical perspective is taken up to analyze oral discourse. Methodological triangulation, which included participant-observation, video/audio recording, and interviewing, was carried out. Results show that conflicts between participants are brought about by: paradoxical relationships due to contradictory alignments; different expectations associated to the course and its agenda; different interpretations related to alignment functions, and mitigated asymmetrical relationships allowing humorous and aggressive alignments to become evident. Other results reveal how conflicts can be important movements in the construction of new relationships with other members of the group. This study is a reflection about conflict frames, which can contribute to the teacher`s practice as an educator.

Orientador(es)
LILIANA CABRAL BASTOS

Banca
INES KAYON DE MILLER

Banca
LILIANA CABRAL BASTOS

Banca
LUCIA PACHECO DE OLIVEIRA

Banca
SOLANGE COELHO VEREZA

Banca
BRANCA FALABELLA FABRICIO

Catalogação
2004-07-05

Apresentação
2004-04-12

Tipo
[pt] TEXTO

Formato
application/pdf

Formato
application/pdf

Formato
application/pdf

Formato
application/pdf

Formato
application/pdf

Formato
application/pdf

Formato
application/pdf

Formato
application/pdf

Formato
application/pdf

Idioma(s)
PORTUGUÊS

Referência [pt]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=5136@1

Referência [en]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=5136@2

Referência DOI
https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.5136


Arquivos do conteúdo
CAPA, AGRADECIMENTOS, RESUMO, ABSTRACT, SUMÁRIO E LISTAS PDF
CAPÍTULO 1 PDF
CAPÍTULO 2 PDF
CAPÍTULO 3 PDF
CAPÍTULO 4 PDF
CAPÍTULO 5 PDF
CAPÍTULO 6 PDF
CAPÍTULO 7 PDF
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS E APÊNDICES PDF