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Título
[pt] ESTUDO EXPERIMENTAL SOBRE O COMPORTAMENTO DE DUTOS METÁLICOS COM GEOMETRIA EM ZIGUEZAGUE

Título
[en] EXPERIMENTAL STUDY ON THE BEHAVIOR OF STEEL PIPELINES WITH ZIG-ZAG GEOMETRY

Autor
[pt] PABLO FURTADO DE SOUZA

Vocabulário
[pt] DUTO

Vocabulário
[pt] MODELO REDUZIDO

Vocabulário
[pt] ZIGUEZAGUE

Vocabulário
[pt] ESTUDO EXPERIMENTAL

Vocabulário
[en] PIPE

Vocabulário
[en] REDUCED MODEL

Vocabulário
[en] ZIG-ZAG

Vocabulário
[en] EXPERIMENTAL STUDY

Resumo
[pt] Um estudo experimental em modelos reduzidos do duto PE-3, construído na Baía de Guanabara em 2003, é descrito neste trabalho. O duto PE-3 tem diâmetro externo de 457,2 mm e a sua principal característica é a sua geometria em ziguezague. Este duto transporta óleo combustível à temperatura de 80ºC da Refinaria de Duque de Caxias aos terminais de navios na Ilha D´Água. O presente estudo foi realizado em modelos reduzidos com semelhança física, e teve como objetivo avaliar experimentalmente o comportamento do modelo variando-se o ângulo de ziguezague e o comprimento do duto. Os modelos foram submetidos à variação de temperatura, pressão interna e condições de apoio lateral e longitudinal, simulando as condições reais de trabalho do protótipo. Para cada comprimento (12, 16 e 18 metros) e ângulo de ziguezague (5º, 10º e 15º) foram realizados ensaios com o modelo sem reação lateral do solo, com reação lateral simulando 1 metro de enterramento no protótipo, com reação lateral simulando 1 metro de enterramento e vão central livre, e com imperfeição horizontal. Foram realizados ainda 2 ensaios com um duto reto para efeito de comparação com o modelo zig-zag. Os resultados mostraram que a geometria em ziguezague minimiza os esforços gerados pela expansão térmica do duto.

Resumo
[en] An experimental study on reduced scale models of the PE-3 pipeline, built in Guanabara Bay in 2003, is described in this work. The main characteristic of the PE-3 pipeline is the zig-zag geometry. This pipeline has an external diameter of 18 and is used to transport heavy heated oil from the Duque de Caxias refinary to a shipping terminal. The present study was carried out in reduced models with physic similitude, and the objective is to evaluate experimentally the behavior of the model, varying the zig-zag angle and the length of the pipeline. The models were submitted to temperature variation, internal pressure and different conditions of lateral and longitudinal support, simulating the real working conditions of the prototype. For each length (12m, 16m and 18m) and zig-zag angle (5°, 10° and 15°) tests were carried out with the model without lateral reaction of the soil, with lateral reaction simulating 1 meter of buried prototype, with lateral reaction simulating 1 meter of buried prototype and central free span, and with horizontal imperfection. Two straight pipeline tests were carried out in order to compare with the zig-zag model. The results showed that the zig-zag geometry minimizes the effects caused by the thermal expansion of the pipeline.

Orientador(es)
GIUSEPPE BARBOSA GUIMARAES

Coorientador(es)
DEANE DE MESQUITA ROEHL

Banca
RAUL ROSAS E SILVA

Banca
PAULO BATISTA GONCALVES

Banca
DEANE DE MESQUITA ROEHL

Banca
GIUSEPPE BARBOSA GUIMARAES

Banca
LIDIA DA CONCEICAO DOMINGUES SHEHATA

Banca
IBRAHIM ABD EL MALIK SHEHATA

Catalogação
2004-06-09

Apresentação
2004-01-30

Tipo
[pt] TEXTO

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Idioma(s)
PORTUGUÊS

Referência [pt]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=4995@1

Referência [en]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=4995@2

Referência DOI
https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.4995


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