Maxwell Para Simples Indexação

Título
[pt] A RELAÇÃO CULTURA E DESEMPENHO NA EMBRATEL ANTES E APÓS A PRIVATIZAÇÃO: UM ESTUDO DE CASO

Título
[en] CULTURE AND PERFORMANCENULLS RELATIONSHIP IN EMBRATELNULLS PRE AND POST PRIVATIZATION: A CASE STUDY

Autor
[pt] LUISA CARVALHO NOVAES

Vocabulário
[pt] CULTURA ORGANIZACIONAL

Vocabulário
[pt] DESEMPENHO ORGANIZACIONAL

Vocabulário
[pt] MUDANCA CULTURAL

Vocabulário
[en] ORGANIZATIONAL CULTURE

Vocabulário
[en] ORGANIZATIONAL PERFORMANCE

Vocabulário
[en] CULTURAL CHANGES

Resumo
[pt] A presente dissertação tem como propósito analisar o gerenciamento cultural e o impacto no desempenho organizacional de uma empresa que passou por um processo de privatização. Este estudo de caso refere-se a Embratel - Empresa Brasileira de Telecomunicações que, após a sua privatização em 1998, conferiu significativa mudança em seu desempenho. Com base em uma análise qualitativa, esta pesquisa buscou classificar a Embratel, antes e após a privatização, em algumas tipologias culturais identificadas na literatura, e pode-se concluir que ela passou a ter um planejamento estratégico mais voltado para o mercado e seus clientes. O resultado deste estudo reforça a premissa apresentada, pois indica forte correlação entre cultura, estratégia e desempenho, evidenciando a importância de algumas variáveis como: processo de comunicação, estrutura de poder e processo decisório no gerenciamento da mudança organizacional.

Resumo
[en] This essays focuses on analysing the culture of an organization that has been through a privatization process. It analyses the impact of this culture in the organizational performance. To reach this goal a thorough research was conducted involving a case study. Embratel, Empresa Brasileira de Telecomunicação, went through a privatization process and it was used as the focus of this study. The conclusion of this study shows the importance of the culture management in order to achieve new corporate goals, showing the most important variables in the process, as well as the way to align them to the new strategies in order to improve performance.

Orientador(es)
PATRICIA AMELIA TOMEI

Banca
PATRICIA AMELIA TOMEI

Banca
JOSE ROBERTO GOMES DA SILVA

Banca
ADRIANA VICTORIA G DE HILAL

Catalogação
2004-03-22

Apresentação
2004-03-02

Tipo
[pt] TEXTO

Formato
application/pdf

Formato
application/pdf

Formato
application/pdf

Formato
application/pdf

Formato
application/pdf

Formato
application/pdf

Formato
application/pdf

Formato
application/pdf

Idioma(s)
PORTUGUÊS

Referência [pt]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=4680@1

Referência [en]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=4680@2

Referência DOI
https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.4680


Arquivos do conteúdo
CAPA, AGRADECIMENTOS, RESUMO, ABSTRACT, APRESENTAÇÃO, SUMÁRIO, LISTAS PDF
CAPÍTULO 1 PDF
CAPÍTULO 2 PDF
CAPÍTULO 3 PDF
CAPÍTULO 4 PDF
CAPÍTULO 5 PDF
CAPÍTULO 6 PDF
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS E ANEXOS PDF