Título
[pt] O IMPACTO DOS SISTEMAS INTEGRADOS DE GESTÃO (ERP) NAS INSTITUIÇÕES DE ENSINO
Título
[en] THE IMPACT OF ENTERPRISE RESOURCE PLANNING ON UNIVERSITIES
Autor
[pt] SILVIO GLICERIO MENDONCA
Vocabulário
[pt] PROCESSO DE NEGOCIO
Vocabulário
[pt] PROCESSO ACADEMICO
Vocabulário
[en] BUSINESS PLANNING
Vocabulário
[en] ACADEMIC PLANNING
Resumo
[pt] A presente dissertação é um estudo sobre instituições de
ensino privado e seus processos de negócio. Procurou-se
observar o impacto ocorrido na realidade cultural e
operacional das entidades de ensino, com base na
integração dos processos entre as áreas administrativa,
pessoal e acadêmica. Algumas dessas entidades passaram a
utilizar um Sistema Integrado de Gestão ERP - Enterprise
Resource Planning, esperando obter melhoria nos seus
processos, redução de custos e diferencial competitivo.
Foi
realizada uma revisão bibliográfica sobre: tipologias de
sistemas de informação, aplicações verticais versus
horizontais, definição de ERP, processos de negócio,
fornecedores, mercado, histórico e ERP voltado a
atividades
de ensino. Foram entrevistadas pessoas-chave nas
entidades
utilizando-se de questionários semiestruturados.
As análises e conclusões obtidas pretendem ampliar o
conhecimento na área de gestão de recursos e processos em
instituições de ensino.
Resumo
[en] The present work is concerned with private teaching
institutions and their business processes. The impact on
the cultural and operational scenario of such institutions
has been analyzed based on an integrated process
encompassing the administrative, personnel and academic
areas. Aiming at improving processes, reducing costs and
fetching a competitive differential, some of these
institutions adopted an integrated management system called
ERP - Enterprise Resource Planning. A survey was performed
on: information systems typology, vertical applications
versus horizontal applications, ERP definition, business
processes, suppliers, market, historic and ERP focused on
teaching activities. A semi-structured questionnaire was
used to interview key people from some institutions. The
analyses and conclusions presented in the present work aim
to broad the knowledge of resources management and
processes at the teaching institutions.
Orientador(es)
SILVIO HAMACHER
Banca
LUIZ CARLOS SCAVARDA DO CARMO
Banca
SILVIO HAMACHER
Banca
JOSE ROBERTO DE SOUZA BLASCHEK
Catalogação
2004-01-14
Apresentação
2003-09-29
Tipo
[pt] TEXTO
Formato
application/pdf
Formato
application/pdf
Formato
application/pdf
Formato
application/pdf
Formato
application/pdf
Formato
application/pdf
Formato
application/pdf
Formato
application/pdf
Idioma(s)
PORTUGUÊS
Referência [pt]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=4388@1
Referência [en]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=4388@2
Referência DOI
https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.4388
Arquivos do conteúdo
CAPA, AGRADECIMENTOS, RESUMO, ABSTRACT, SUMÁRIO E LISTAS PDF CAPÍTULO 1 PDF CAPÍTULO 2 PDF CAPÍTULO 3 PDF CAPÍTULO 4 PDF CAPÍTULO 5 PDF CAPÍTULO 6 PDF BIBLIOGRAFIA E ANEXOS PDF