Maxwell Para Simples Indexação

Título
[pt] CONTRIBUIÇÕES DO LABORATÓRIO DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA PARA A FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES: SABERES PRÁTICOS E FORMAÇÃO PROFISSIONAL

Título
[en] CONTRIBUTIONS OF THE LABORATORY OF MATHEMATICS EDUCATION TO THE INITIAL FORMATION OF TEACHERS: PRACTICAL KNOWLEDGE AND PROFESSIONAL FORMATION

Autor
[pt] NATANAEL FREITAS CABRAL

Vocabulário
[pt] FORMACAO PROFISSIONAL

Vocabulário
[pt] TRABALHO EM COLABORACAO

Vocabulário
[pt] SABERES PRATICOS

Vocabulário
[pt] LABORATORIO DE EDUCACAO MATEMATICA

Vocabulário
[pt] FORMACAO INICIAL

Vocabulário
[en] PROFESSIONAL GRADUATION

Vocabulário
[en] WORK IN COLLABORATION

Vocabulário
[en] PRACTICAL KNOWLEDGE

Vocabulário
[en] LABORATORY OF MATHEMATICS EDUCATION

Vocabulário
[en] INITIAL EDUCATION

Resumo
[pt] Nessa pesquisa procurei investigar que saberes práticos um futuro professor de Matemática desenvolveu para sua formação profissional quando participou das atividades do Laboratório de Educação Matemática da Universidade da Amazônia (Lema/UNAMA). Trata-se de um estudo de caso no qual identifiquei traços da aquisição de saberes práticos desse futuro professor quando ministrava aulas para alunos de escolas públicas, no campus da UNAMA, no contexto do Lema/UNAMA, e, sob minha orientação. Observei as aprendizagens voltadas para as formas de organização, de argumentação e de avaliação dos conteúdos trabalhados durante a condução dessas aulas as quais denominei de situações antecipadas de ensino - SAE. Todas as SAE foram registradas em vídeos que, uma vez transcritos, serviram de base para dirigir as reflexões durante as entrevistas subsequentes a cada aula. Em suma, os resultados mostraram quatro aprendizagens significativas nos saberes práticos do futuro professor, são eles: o rompimento com o discurso egocêntrico; a adoção do discurso descentradoconceitual; a valorização do conhecimento pedagógico-disciplinar; e a autonomia (moral e intelectual) mediada pela colaboração.

Resumo
[en] In this research I intended to investigate which practical knowledge a future Mathematics teacher has developed while participating in the activities of the Mathematics Education Laboratory of the Universidade da Amazônia (Lema/UNAMA). In this case study, I identified the acquisition of some traces of practical knowledge by this future teacher while he was teaching Mathematics for public schools students at UNAMA campus, in the context of Lema/UNAMA, and, under my orientation. I observed the learning processes related to the forms of organization, argumentation and evaluation of the contents taught during classes, which I called anticipated teaching situations – SAE. All SAE were video recorded and transcribed in order to support reflections along subsequent interviews. In short, the results showed four significant learning processes related to the future teacher s practical knowledge: the rupture of the egocentric discourse; the adoption of the concept-decentralized discourse; the valorization of the pedagogical content knowledge; and the autonomy (moral and intellectual) mediated by collaboration.

Orientador(es)
GILDA DE LA ROCQUE PALIS

Coorientador(es)
JOSE MOYSES ALVES

Banca
GILDA DE LA ROCQUE PALIS

Banca
ISABEL ALICE OSWALD MONTEIRO LELIS

Banca
JOÃO BOSCO PITOMBEIRA FERNANDES DE CARVALHO

Banca
ANA TERESA DE CARVALHO CORREA DE OLIVEIRA

Banca
PEDRO FRANCO DE SA

Banca
JOSE MOYSES ALVES

Catalogação
2019-05-21

Apresentação
2010-09-13

Tipo
[pt] TEXTO

Formato
application/pdf

Formato
application/pdf

Formato
application/pdf

Formato
application/pdf

Formato
application/pdf

Formato
application/pdf

Formato
application/pdf

Formato
application/pdf

Formato
application/pdf

Formato
application/pdf

Idioma(s)
PORTUGUÊS

Referência [pt]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=38146@1

Referência [en]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=38146@2

Referência DOI
https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.38146


Arquivos do conteúdo
CAPA, AGRADECIMENTOS, RESUMO, ABSTRACT, SUMÁRIO E LISTAS PDF
CAPÍTULO 1 PDF
CAPÍTULO 2 PDF
CAPÍTULO 3 PDF
CAPÍTULO 4 PDF
CAPÍTULO 5 PDF
CAPÍTULO 6 PDF
CAPÍTULO 7 PDF
CAPÍTULO 8 PDF
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS PDF