Título
[pt] O PAPEL DA CONEXÃO AFETIVA NA CONSTRUÇÃO DE UM PROGRAMA DE INTERVENÇÃO PRECOCE PARA CRIANÇAS RECÉM-DIAGNOSTICADAS AUTISTAS OU COM RISCO AUTÍSTICO
Título
[en] THE ROLE OF AFFECTIVE ENGAGEMENT IN DESIGNING AN EARLY INTERVENTION PROGRAM FOR AUTISTIC OR HIGH-RISK CHILDREN
Autor
[pt] OLIVIA BALSTER FIORE-CORREIA
Vocabulário
[pt] TRANSTORNO AUTISTA
Vocabulário
[pt] CONEXAO AFETIVA
Vocabulário
[pt] INTERVENCAO PRECOCE
Vocabulário
[pt] ABORDAGEM DESENVOLVIMENTISTA
Vocabulário
[en] AUTISM SPECTRUM DISORDER
Vocabulário
[en] AFFECTIVE RELATEDNESS
Vocabulário
[en] EARLY INTERVENTION
Vocabulário
[en] DEVELOPMENTAL APPROACH
Resumo
[pt] Segundo a abordagem desenvolvimentista, as falhas inatas na capacidade de conexão afetiva das crianças autistas prejudicam o seu engajamento nas interações sociais, ocasionando dificuldades em todo o seu desenvolvimento. Intervenções precoces com base nesta abordagem focalizam as dificuldades iniciais do transtorno autista, de modo a saná-las ou amenizá-las e assim fazer com que as crianças autistas se desenvolvam o mais tipicamente possível. O presente trabalho teve como objetivo a construção de um programa de intervenção precoce que favorecesse o desenvolvimento dos comportamentos do desenvolvimento infantil típico em crianças recém-diagnosticadas autistas, através do fomento da conexão
afetiva destas crianças nas interações sociais. Os participantes foram cinco crianças recém-diagnosticadas autistas, entre os três e quatro anos de idade no início da intervenção, e os seus respectivos cuidadores. O programa consistiu em desenvolver a conexão afetiva, seis tipos de interações sociais com as suas variações e vinte e cinco comportamentos do desenvolvimento infantil típico nas crianças atendidas. Estas interações e comportamentos basearam-se nos trabalhos de Brazelton e Cramer, 1990; Carpenter, Nagell e Tomasello, 1998; García-Perez, Lee e Hobson, 1997; Klinger e Dawson, 1992; Leslie, 1987; Maestro et
al, 2001; Osterling e Dawson, 1994; Tomasello, 2003 e Wainwright e Fein,1996. O programa mostrou-se eficaz por conseguir desenvolver a conexão afetiva, interações sociais e comportamentos em todos os participantes, embora o grau desta conexão, que variou em cada criança atendida, influenciou o modo como estas interações e comportamentos apareceram no desenvolvimento de cada uma delas.
Resumo
[en] According to the developmental approach a deficit in the capacity of affectively engaging with others is basic to autism and its impairments in social engagement and developmental deficits. Developmental-based early interventions have targeted this innate deficit in order to minimize developmental deficits and to promote typical behaviors in children with autism and related disorders. The aim of this study was to design an intervention program to promote typical behaviors in early diagnosed autistic children through the support of affective engagement during social interaction. Participants were five 3-4-year-old children recently diagnosed autistic and their caregivers. The program targeted the development of affective engagement, six varieties of social interaction situation and twenty-five typical behaviors. Social interaction situations and typical behaviors were based upon previous work by Brazelton and Cramer, 1990; Carpenter, Nagell and Tomasello, 1998; García-Perez, Lee and Hobson, 1997; Klinger and Dawson, 1992;
Leslie, 1987; Maestro et al, 2001; Osterling and Dawson, 1994; Tomasello, 2003 and Wainwright and Fein, 1996. Results showed that the program succeeded in developing affective engagement, social interaction and typical behaviors in every children. Nonetheless, social interaction and typical behaviors could differ among children depending on their degree of affective engagement.
Orientador(es)
CAROLINA LAMPREIA
Banca
FLAVIA SOLLERO DE CAMPOS
Banca
MARIA INES GARCIA DE FREITAS BITTENCOURT
Banca
CAROLINA LAMPREIA
Banca
HELOISA HELENA ALVES BRASIL
Banca
MARYSE HELENA FELIPPE DE OLIVEIRA SUPLINO
Catalogação
2018-11-09
Apresentação
2010-03-24
Tipo
[pt] TEXTO
Formato
application/pdf
Formato
application/pdf
Formato
application/pdf
Formato
application/pdf
Formato
application/pdf
Formato
application/pdf
Formato
application/pdf
Formato
application/pdf
Idioma(s)
PORTUGUÊS
Referência [pt]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=35561@1
Referência [en]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=35561@2
Referência DOI
https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.35561
Arquivos do conteúdo
CAPA, AGRADECIMENTOS, RESUMO, ABSTRACT, SUMÁRIO E EPÍGRAFE PDF CAPÍTULO 1 PDF CAPÍTULO 2 PDF CAPÍTULO 3 PDF CAPÍTULO 4 PDF CAPÍTULO 5 PDF CAPÍTULO 6 PDF REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS E ANEXOS PDF