Maxwell Para Simples Indexação

Título
[en] MEMORY IN SCHOOL-AGED CHILDREN: A NEUROPSYCHOLOGICAL PERSPECTIVE

Título
[pt] MEMÓRIA DE CRIANÇAS EM IDADE ESCOLAR: UMA PERSPECTIVA NEUROPSICOLÓGICA

Autor
[pt] LUCIANA BROOKING TERESA DIAS

Vocabulário
[pt] CRIANCA

Vocabulário
[pt] MEMORIA EXPLICITA

Vocabulário
[pt] SISTEMAS DE MEMORIA

Vocabulário
[pt] NEUROPSICOLOGIA

Vocabulário
[pt] DESENVOLVIMENTO

Vocabulário
[pt] INFANCIA

Vocabulário
[en] CHILD

Vocabulário
[en] EXPLICIT MEMORY

Vocabulário
[en] MEMORY SYSTEMS

Vocabulário
[en] NEUROPSYCHOLOGY

Vocabulário
[en] DEVELOPMENT

Vocabulário
[en] CHILDHOOD

Resumo
[pt] A memória se apresenta em sistemas distintos e interligados. Ela permite a constituição do sujeito e sua interação com o meio em que vive. Durante o desenvolvimento, mudanças biológicas e comportamentais vão ocorrendo, algumas vezes de forma rápida e outras, lentamente, respeitando a maturação neuronal, a interação social e a cultura em que vive. Nesse contexto, a emoção tem um papel modulador das funções cognitivas, fortalecendo ou enfraquecendo o armazenamento de uma informação, ou seja, influenciando a memória. Seu armazenamento pode ser sensorial, de curto e de longo prazo e ela pode se dividir em estágios (codificação, armazenamento e recuperação) e em tipos (explícita ou declarativa e implícita ou não declarativa). A memória explícita se subdivide em episódica e semântica, a implícita inclui os hábitos e habilidades, e a memória de curto prazo inclui a memória de trabalho. As áreas cerebrais envolvidas são o hipocampo, lobos frontal e temporal e a amígdala. Há distinção dos sistemas de memória durante o desenvolvimento: bebês reproduzem ações, reconhecem faces e eventos familiares e apresentam memória implícita (que não se altera muito ao longo do desenvolvimento); crianças pré-escolares apresentam uma memória mais sofisticada, organizando melhor as informações; e na fase escolar a memória já se encontra mais desenvolvida. O estudo mostrou que a memória semântica melhora gradualmente com a idade, acompanhando a ampliação de vocabulário; a memória episódica se desenvolve de forma mais pontual; e a memória de trabalho apresenta maturação mais tardia, acompanhando o desenvolvimento das funções executivas.

Resumo
[en] The memory is divided into different systems and interconnected. It allows the creation of the subject and its interaction with the environment in which they live. During the development, behavioral and biological changes are occurring, sometimes quickly and others slowly, respecting the neuronal maturation, social interaction and culture in which they live. In this aspect, some skills are innate and others, acquired, learned. In this context, emotion plays a modulator of cognitive functions, strengthening or weakening the storage of information, ie, influencing memory. It can present divided into stages (sensory, short term and long term), in steps (encoding, storage and retrieval), and types (declarative or explicit and implicit or non-declarative). The explicit type is subdivided into episodic and semantic, the implicit include the habits and skills, and the short-term memory includes the working memory. The brain areas involved are the hippocampus, frontal and temporal lobes, and amygdale. in the formation of new memories and the recognition and consolidation during learning, and amygdala, allowing storage of the episodes that involve more emotion. There are distinctions in the memory systems during the development: babies reproduce actions, recognize faces and family events and have implicit memory (which does not change much throughout development), preschool children have a more sophisticated memory by organizing the information better; and during school memory is already more developed. The study showed that semantic memory improves gradually with age, following the expansion of vocabulary; episodic memory develops in a more timely, and working memory presents late maturation, following the development of executive functions.

Orientador(es)
JESUS LANDEIRA FERNANDEZ

Banca
JESUS LANDEIRA FERNANDEZ

Banca
ROSINDA MARTINS OLIVEIRA

Banca
HELENICE CHARCHAT FICHMAN

Catalogação
2018-08-09

Apresentação
2011-03-03

Tipo
[pt] TEXTO

Formato
application/pdf

Formato
application/pdf

Formato
application/pdf

Formato
application/pdf

Formato
application/pdf

Formato
application/pdf

Idioma(s)
PORTUGUÊS

Referência [pt]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=34732@1

Referência [en]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=34732@2

Referência DOI
https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.34732


Arquivos do conteúdo
CAPA, AGRADECIMENTOS, RESUMO, ABSTRACT, SUMÁRIO E APRESENTAÇÃO PDF
CAPÍTULO 1 PDF
CAPÍTULO 2 PDF
CAPÍTULO 3 PDF
CONSIDERAÇÕES FINAIS PDF
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS E ANEXOS PDF