Título
[pt] A COMPLEMENTARIDADE ENTRE PEÕES E ENTREATOS: UMA ANÁLISE DOS FILMES COMO SE ELES FOSSEM UM
Título
[en] THE COMPLEMENTARITY BETWEEN PEÕES AND ENTREATOS: AN ANALISYS OF THE MOVIES AS IF THEY WERE ONE
Autor
[pt] CARLA SILVEIRA DO NASCIMENTO
Vocabulário
[pt] REPRESENTACAO
Vocabulário
[pt] COMPLEMENTARIEDADE
Vocabulário
[pt] MODO OBSERVATIVO
Vocabulário
[pt] MODO INTERATIVO
Vocabulário
[pt] DOCUMENTARIO
Vocabulário
[en] REPRESENTATION
Vocabulário
[en] COMPLEMENTARITY
Vocabulário
[en] OBSERVATIONAL MODE
Vocabulário
[en] INTERACTIVE MODE
Vocabulário
[en] DOCUMENTARY
Resumo
[pt] Nesta dissertação, os documentários Peões e Entreatos, lançados em 2004 e dirigidos por Eduardo Coutinho e João Moreira Salles, respectivamente, servem para uma discussão acerca da complementaridade de suas propostas bem como da possibilidade de vê-los como um filme único. Com modos de representação
predominantes diferentes - o cinema-verdade e o cinema de observação -, os filmes se articulam relacionados a um eixo principal de ligação, a trajetória de um operário, um homem comum entre milhares de outros igualmente anônimos, que chega à Presidência da República. É através deste eixo cronológico, que vincula intimamente os dois filmes, que serão levados em consideração os principais teóricos do cinema documentário.
Resumo
[en] In this thesis, the documentaries Peões and Entreatos, released in 2004 and directed by Eduardo Coutinho and João Moreira Salles, respectfully, are the backdrop for a discussion about the complementarity between these two works. After all, with predominantly different ways of representation - interactive
mode and observational mode- , the films articulate related to a main connection, Lula, who was a presidential candidate at the time. The films were shot simultaneously, as part of a same project from Videofilmes, fulfilling an old wishthat the directors would work together, but respecting their personal
characteristics. Thus, having such different perspectives, how can they be so closely related? To answer this question, the main theorists of cinema will be considered, considering the characteristics of one another and how to identify if the films can be translated into one.
Orientador(es)
ANDREA FRANCA MARTINS
Banca
MIGUEL SERPA PEREIRA
Banca
ANDREA FRANCA MARTINS
Banca
AIDA MARIA BASTOS NEPOMUCENO MARQUES
Catalogação
2018-01-03
Apresentação
2009-09-14
Tipo
[pt] TEXTO
Formato
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Idioma(s)
PORTUGUÊS
Referência [pt]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=32536@1
Referência [en]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=32536@2
Referência DOI
https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.32536
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