Maxwell Para Simples Indexação

Título
[en] CORRELATIONS BETWEEN EDUCATIONAL USE OF INFORMATION AND COMMUNICATION TECHNOLOGIES AND ACADEMIC ACHIEVEMENT: ANALYSIS INVOLVING DATA FROM TIC EDUCAÇÃO 2011 AND PROVA BRASIL

Título
[pt] CORRELAÇÕES ENTRE USO PEDAGÓGICO DE TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO E DESEMPENHO ESCOLAR: ANÁLISE ENVOLVENDO DADOS DA TIC EDUCAÇÃO 2011 E PROVA BRASIL

Autor
[pt] MÁRCIA CORREA E CASTRO

Vocabulário
[pt] QUALIDADE DA EDUCACAO

Vocabulário
[pt] PROFICIENCIA ESCOLAR

Vocabulário
[pt] TIC NA ESCOLA

Vocabulário
[pt] PROVA BRASIL

Vocabulário
[en] QUALITY OF EDUCATION

Vocabulário
[en] PROVA BRASIL

Resumo
[pt] Nas últimas duas décadas o governo brasileiro tem investido vultosos recursos para promover o acesso às tecnologias de informação e comunicação nas escolas públicas do país. Os instrumentos normativos (decretos, leis, portarias) que instituem tais políticas enunciam como objetivo principal a melhoria da aprendizagem dos alunos, a partir do uso pedagógico de computadores, Internet e outros aparatos que se tornaram cotidianos a partir da sociedade da informação. Neste trabalho investigamos possíveis correlações entre o uso de TIC em escolas públicas brasileiras e o resultado médio destas mesmas escolas em testes de proficiência de larga escala. Para isso nos baseamos nos resultados da Prova Brasil 2011, e nos dados levantados, no mesmo ano, pela pesquisa TIC Educação; realizada pelo Comitê Gestor da Internet no Brasil. Neste segundo caso foram considerados os questionários aplicados a professores de quinto e nono anos do ensino fundamental, a partir dos quais foram desenvolvidos dois indicadores do uso pedagógico de TIC por professores, o que permitiu, posteriormente, medir o uso de TIC por escola. Os indicadores foram construídos a partir de modelos estatísticos utilizando a Teoria de Resposta ao Item (TRI).

Resumo
[en] In the last two decades, the brazilian government has invested huge resources to promote the access to the information and communication technologies at the public schools. The regulatory instruments which establish such policies indicate as a major objective, the improvement of the student s academic achievement, from the educational use of computers, Internet, and other tool which are used daily, in the information society context. In this work we investigate possible correlations between the ICT use at brazilian public schools, and the results of these same schools in the national test of academic achievement. Our start point are the results of Prova Brasil 2011, and the data collected in the same year, by the TIC Educação, research realized by the Brazilian Internet Steering Committee. In the case of this second process, we have considered the interviews applied to the teachers of fifth and ninth year, of the basic level, from what was developed two indexes to measure the educational ICT use for each school. These indexes were developed from statistical models, using the Item response theory.

Orientador(es)
ALICIA MARIA CATALANO DE BONAMINO

Coorientador(es)
TUFI MACHADO SOARES

Banca
TUFI MACHADO SOARES

Banca
ALICIA MARIA CATALANO DE BONAMINO

Banca
ROSALIA MARIA DUARTE

Banca
MURILLO MARSCHNER ALVES DE BRITO

Banca
ALEXANDRE FERNANDES BARBOSA

Catalogação
2016-09-19

Apresentação
2016-04-18

Tipo
[pt] TEXTO

Formato
application/pdf

Formato
application/pdf

Formato
application/pdf

Formato
application/pdf

Formato
application/pdf

Formato
application/pdf

Formato
application/pdf

Idioma(s)
PORTUGUÊS

Referência [pt]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=27394@1

Referência [en]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=27394@2

Referência DOI
https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.27394


Arquivos do conteúdo
CAPA, AGRADECIMENTOS, RESUMO, ABSTRACT, SUMÁRIO E LISTAS PDF
INTRODUÇÃO PDF
CAPÍTULO 1 PDF
CAPÍTULO 2 PDF
CAPÍTULO 3 PDF
CAPÍTULO 4 PDF
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS E ANEXOS PDF