Título
[pt] DIMENSIONAMENTO DA FROTA DE NAVIOS DE DERIVADOS CLAROS PARA CABOTAGEM: PROPOSTA DE MODELO DE OTIMIZAÇÃO
Título
[en] FLEET SIZING OF COASTAL SHIPPING CLEAR OIL PRODUCTS VESSELS: OPTIMIZATION MODEL PROPOSAL
Autor
[pt] ANDRÉ AUGUSTO SOARES VIEIRA
Vocabulário
[pt] DIMENSIONAMENTO DE FROTA
Vocabulário
[pt] TRANSPORTE MARITIMO
Vocabulário
[pt] LOGISTICA DO PETROLEO
Vocabulário
[en] FLEET SIZE PROBLEM
Vocabulário
[en] SEA TRANSPORT
Vocabulário
[en] OIL LOGISTICS
Resumo
[pt] O custo de transporte marítimo representa o elemento mais importante em
termos de custos logísticos para a PETROBRAS. O atendimento pleno de seu
mercado de derivados de petróleo somente é possível através da manutenção de
uma frota de navios próprios e contratados, que navegam e operam por toda a
costa marítima brasileira, além de buscarem produtos em outros países. Neste
sentido, esta dissertação propõe um modelo de programação linear inteiro
misto cujo objetivo é dimensionar o tamanho da frota e o porte dos navios para o
transporte de derivados claros restritos à navegação de cabotagem. O modelo
proposto baseia-se em um modelo existente na literatura, e seu resultado auxiliou
os programadores a definir quantos navios são realmente necessários para atender
os compromissos assumidos dentro de um horizonte de planejamento pré-estabelecido.
Comparando este resultado com o número de navios já contratados e
disponíveis para programar, pode-se, eventualmente, liberar navios para realizar
viagens de longo curso, evitando assim a contratação de navios em Voyage
Charter Party para este fim, além de reduzir a sobreestadia nos períodos de baixa
movimentação, quando a frota contratada torna-se superdimensionada.
Resumo
[en] The shipping cost is the most important element in terms of logistic costs to
PETROBRAS. The full attendance of its oil products market is possible only by
maintaining a fleet of own and hired ships that sails and operate throughout the
Brazilian coastline besides loading products in other countries. In this sense, this
dissertation proposes a model of mixed integer linear program whose objective is
to determine the coastal navigation fleet size and the type of vessels to transport
clean petroleum products. The model propose is based on a previous
model from the literature, and its outcome helped programmers define how
many ships are actually required to meet the commitments undertaken within a
pre-established planning horizon. Comparing the model s result with the actual
number of vessels available for programming, one can eventually release ships to
make other journeys, thus avoiding the hiring of ships in Voyage Charter Party for
this last purpose. It is also possible to reduce the demurrage in periods of
low movement, when the fleet contracted becomes oversized.
Orientador(es)
SILVIO HAMACHER
Banca
SILVIO HAMACHER
Banca
FABRICIO CARLOS PINHEIRO OLIVEIRA
Banca
HUGO MIGUEL VARELA REPOLHO
Catalogação
2016-07-25
Apresentação
2014-09-09
Tipo
[pt] TEXTO
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Idioma(s)
PORTUGUÊS
Referência [pt]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=27009@1
Referência [en]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=27009@2
Referência DOI
https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.27009
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