Título
[en] AN EVERYONE S COUNTRY: THE BODY IN THE FEDERAL GOVERNMENT S PROPAGANDA
Título
[pt] UM PAÍS DE TODOS: O CORPO NA PROPAGANDA DO GOVERNO FEDERAL
Autor
[pt] EDUARDO PASCOTTINI PERNET DE AGUIAR
Vocabulário
[pt] REPRESENTACAO SOCIAL
Vocabulário
[pt] QUESTAO NACIONAL BRASIL
Vocabulário
[pt] PROPAGANDA OFICIAL
Vocabulário
[pt] GOVERNO FEDERAL
Vocabulário
[pt] CORPO
Vocabulário
[en] SOCIAL REPRESENTATION
Vocabulário
[en] NATIONAL QUESTION BRAZIL
Vocabulário
[en] FEDERAL GOVERNMENT
Vocabulário
[en] BODY
Resumo
[pt] Esta dissertação aborda a manipulação simbólica dos corpos em propagandas recentes do Governo Federal. Após ser apropriado socialmente e trabalhado no âmbito da cultura, o corpo (materialidade mais concreta de uma sociedade) é reutilizado pela propaganda e suas técnicas como signos na produção interessada de discursos que visam a afetar a construção social da realidade. Mais do que isso, por abrigar o cruzamento entre o individual e o coletivo, o corpo transfigura-se em dimensão simbólica estratégica para pensar um dos principais dilemas que se colocam à sociabilidade sob o Estado nacional desde sua formação: a articulação constante entre partes e todo. O código racial/étnico utilizado para promover ideias em torno da identidade nacional brasileira (miscigenada) apagando diferenças e hierarquias sociais quando o tema é a coesão nacional, também serve de base para a elaboração de discursos que as confirmam sob determinadas perspectivas interessantes a um projeto específico de governo. Por isso, a pesquisa procura analisar qualitativamente as representações sociais suscitadas pelos corpos presentes nos anúncios estudados dividindo-as em dois grandes núcleos de significação. Faces de uma mesma moeda, um deles remete a representações de brasilidade e de pertencimento à nação, enquanto o outro articula mecanismos de classificação social.
Resumo
[en] This thesis approaches the symbolic manipulation of bodies on recent advertisements of the Brazilian Federal Government. After being socially appropriated and worked in the field of culture, the body (the most concrete materiality of a society) is reused by advertising and by its techniques as signs on the interested production of discourses that seek to affect the social construction of reality. More than this, for housing the cross between the individual and the collective, the body becomes a strategic symbolic dimension in order to think one of the main dilemmas that the sociability faces under the national State since its formation: the constant junction between parts and whole. The racial/ethnic code used to promote ideas about the Brazilian national identity (mixed) that erases differences and social hierarchies when the subject is national cohesion, also serves as the basis for the elaboration of speeches that confirm them under certain interested perspectives to a specific project of governance. Therefore, the research seeks to analyze qualitatively the social representations raised by the bodies that are present in the ads we have studied. For this, we have divided them into two great cores of meaning. Sides of the same coin, one refers to representations of brasilidade and of the fact of belonging to the nation, while the other articulates mechanisms of social classification.
Orientador(es)
JOSE CARLOS SOUZA RODRIGUES
Banca
JOSE CARLOS SOUZA RODRIGUES
Banca
CLAUDIA DA SILVA PEREIRA
Banca
EDISON LUIS GASTALDO
Catalogação
2016-07-06
Apresentação
2015-04-30
Tipo
[pt] TEXTO
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Idioma(s)
PORTUGUÊS
Referência [pt]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=26775@1
Referência [en]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=26775@2
Referência DOI
https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.26775
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