Maxwell Para Simples Indexação

Título
[en] ALGORITHMS FOR THE STATIC AND DYNAMIC VEHICLE ROUTING PROBLEM WITH TIME WINDOWS

Título
[pt] ALGORITMOS PARA OS PROBLEMAS DE ROTEIRIZAÇÃO ESTÁTICA E DINÂMICA DE VEÍCULOS COM JANELAS DE TEMPO

Autor
[pt] ORIVALDE SOARES DA SILVA JÚNIOR

Vocabulário
[pt] LOGISTICA

Vocabulário
[pt] JANELA DE TEMPO

Vocabulário
[pt] ROTEIRIZACAO ESTATICA E DINAMICA DE VEICULOS

Vocabulário
[pt] ALGORITMO

Vocabulário
[en] LOGISTICS

Vocabulário
[en] TIME WINDOW

Vocabulário
[en] DYNAMIC AND STATIC VEHICLE ROUTING

Vocabulário
[en] ALGORITHM

Resumo
[pt] Nesta tese são propostos diversos algoritmos para resolver as versões estática e dinâmica de roteirização de veículos com janelas de tempo. Estes problemas têm como objetivo determinar rotas de custo mínimo para uma frota homogênea, atendendo a demanda de um conjunto de clientes dentro de intervalos de tempo determinados, chamados de janelas de tempos. Além disto, na versão dinâmica no problema, novos clientes podem ser atendidos durante a execução das rotas pelos veículos. Para a versão estática do problema propôs-se um algoritmo híbrido utilizando otimização por colônias de formigas e o método de descida em vizinhança variável aleatória. Os resultados computacionais mostram que o algoritmo foi capaz de encontrar soluções muito boas ou mesmo as melhores soluções conhecidas de instâncias usadas como benchmarking na literatura. Para a versão dinâmica do problema foram propostos seis algoritmos, baseados em métodos de inserção, de otimização por colônia de formigas e das versões sequencial e aleatória do método de busca em vizinhança variável. Os resultados computacionais mostram que a maior parte dos algoritmos propostos é competitiva com os algoritmos propostos na literatura, pois produzem soluções de boa qualidade e com esforço computacional reduzido.

Resumo
[en] This thesis proposes several algorithms to solve the vehicle routing with time windows static and dynamic versions. These problems involve determining minimum cost routes for a homogeneous fleet in order to meet the demand of a set of customers within specified time intervals popularly called time windows. In addition, in the dynamic version of the problem, new customers can be assigned to vehicles during the execution of the routes. For the static version it was proposed a hybrid algorithm using ant colony optimization and the random variable neighborhood search method. The computational results show that the algorithm was able to find very good or even the best known solutions to benchmark instances. For the dynamic version it was proposed six algorithms, based on an insertion procedure, ant colony optimization and random and sequential versions of variable neighborhood search methods. Computational results show that most of the proposed algorithms are competitive regarding the state of the art, providing solutions of good quality with low computational effort.

Orientador(es)
JOSE EUGENIO LEAL

Banca
JOSE EUGENIO LEAL

Banca
CELSO DA CRUZ CARNEIRO RIBEIRO

Banca
LUIZ SATORU OCHI

Banca
CLAUDIO BARBIERI DA CUNHA

Banca
VITORIA MARIA MIRANDA PUREZA

Catalogação
2013-09-06

Apresentação
2013-03-15

Tipo
[pt] TEXTO

Formato
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Idioma(s)
PORTUGUÊS

Referência [pt]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=21994@1

Referência [en]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=21994@2

Referência DOI
https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.21994


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