Maxwell Para Simples Indexação

Título
[en] SUPPORTING FORMATIVE EVALUATION BASED ON MOLIC S INTERACTION DIAGRAM

Título
[pt] USO DA MOLIC WOZ COMO FERRAMENTA DE APOIO A AVALIAÇÃO FORMATIVA BASEADA EM DIAGRAMA DE INTERAÇÃO MOLIC

Autor
[pt] GUSTAVO DE MIRANDA GONCALVES

Vocabulário
[pt] ENGENHARIA SEMIOTICA

Vocabulário
[pt] MOLIC WOZ

Vocabulário
[pt] AVALIACAO FORMATIVA

Vocabulário
[pt] MOLIC

Vocabulário
[pt] PROJETO BASEADO EM MODELOS

Vocabulário
[pt] INTERACAO HUMANO-COMPUTADOR

Vocabulário
[en] SEMIOTIC ENGINEERING

Vocabulário
[en] MOLIC

Vocabulário
[en] MODEL-BASED DESIGN

Vocabulário
[en] HUMAN-COMPUTER INTERACTION

Resumo
[pt] A avaliação de uma interface de usuário pode ser feita em diferentes fases do ciclo de desenvolvimento de um software. Avaliações formativas são aquelas feitas ao longo do processo de design, antes do sistema estar concluído, e muitas vezes, antes de uma única linha de código estar escrita. No âmbito da engenharia semiótica, a linguagem de modelagem MoLIC (Modeling Language for Interaction as Conversation) visa apoiar a reflexão do designer durante o design de IHC. No entanto, não há um método específico para avaliar soluções de interação elaboradas com a MoLIC. Visando apoiar o processo de avaliação de uma solução representada em MoLIC, este trabalho apresenta a MoLIC WOz, uma ferramenta computacional que permite emular a interação usuário-sistema representada em um diagrama de interação MoLIC. A ferramenta torna possível essa interação através da técnica Wizard of Oz (WOz), onde um usuário interage com o sistema sendo operado por uma outra pessoa (o Wizard). O objetivo desse trabalho foi verificar de que maneira a MoLIC WOz promove reflexão ao seu usuário, aquele que interage com a emulação da interação do sistema em avaliação. Para avaliar essa proposta, foi realizado um estudo com doze participantes interagindo com a ferramenta. Os resultados do estudo indicam que a MoLIC WOz tem potencial para ajudar na avaliação da comunicabilidade de diagramas de interação por promover e motivar reflexão. Novos estudos com a ferramenta são sugeridos para verificar outras formas de apoio à avaliação formativa desse modelo.

Resumo
[en] A user interface can be evaluated at different stages of the software development cycle. Formative evaluations are those that are made throughout the design process, before the system is finished, and often before a single line of code is written. Within semiotic engineering, the modeling language MoLIC (Modeling Language for Interaction as Conversation) aims to support the reflection of the designer during the HCI design. However, there is no specific method to evaluate interaction solutions prepared with MoLIC. Aiming to support the evaluation process of a solution represented in MoLIC, this work presents MoLIC WOz, a computational tool that emulates the user-system interaction represented in a MoLIC interaction diagram. The tool makes this interaction through the Wizard of Oz (WOz) technique, where a user interacts with the system being operated by another person (the Wizard). The goal of this work was to analyze how MoLIC WOz promotes reflection to its user, who plays the role of experiencing the emulation of system’s interaction. To assess this proposal, we conducted a study with twelve participants interacting with the tool. The results of this study indicate that MoLIC WOz has potential to support the communicability evaluation of MoLIC interaction diagrams through induced reflection. Further studies with the tool are suggested to verify other ways that support formative evaluations of this model.

Orientador(es)
SIMONE DINIZ JUNQUEIRA BARBOSA

Banca
SIMONE DINIZ JUNQUEIRA BARBOSA

Banca
CLARISSE SIECKENIUS DE SOUZA

Banca
ALBERTO BARBOSA RAPOSO

Catalogação
2013-07-23

Apresentação
2012-09-04

Tipo
[pt] TEXTO

Formato
application/pdf

Formato
application/pdf

Formato
application/pdf

Formato
application/pdf

Formato
application/pdf

Formato
application/pdf

Formato
application/pdf

Idioma(s)
PORTUGUÊS

Referência [pt]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=21800@1

Referência [en]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=21800@2

Referência DOI
https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.21800


Arquivos do conteúdo
CAPA, AGRADECIMENTOS, RESUMO, ABSTRACT, SUMÁRIO E LISTAS PDF
CAPÍTULO 1 PDF
CAPÍTULO 2 PDF
CAPÍTULO 3 PDF
CAPÍTULO 4 PDF
CAPÍTULO 5 PDF
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS E APÊNDICES PDF