Título
[pt] PAWELS BRIEFE: ESCRITAS E LEITURAS DA MEMÓRIA ATRAVÉS DO AFETO, DAS EMOÇÕES E DAS IMAGENS
Título
[en] PAWELS BRIEFE: READING AND WRITING OF MEMORY THROUGH AFFECTION, EMOTIOS AND IMAGES
Autor
[pt] JULIANA SEROA DA MOTTA LUGAO
Vocabulário
[pt] HISTORIA
Vocabulário
[pt] MARON
Vocabulário
[pt] POS MEMORIA
Vocabulário
[pt] AUTO-FICCAO
Vocabulário
[pt] ALEMANHA
Vocabulário
[pt] MEMORIA
Vocabulário
[pt] AFETO
Vocabulário
[pt] IMAGEM
Vocabulário
[en] HISTORY
Vocabulário
[en] MARON
Vocabulário
[en] POST-MEMORY
Vocabulário
[en] AUTO-FICTION
Vocabulário
[en] GERMANY
Vocabulário
[en] MEMORY
Vocabulário
[en] AFFECTION
Vocabulário
[en] IMAGE
Resumo
[pt] A dissertação propõe investigar as diferentes formas de se entender memória na literatura de Monika Maron (Berlim/Alemanha, 1941-), especialmente na obra Pawels Briefe [Cartas de Pawel] (1999). Com fortuna critica eloquente, a obra da autora impulsionou diferentes conceitos e indagações acerca do tema memória. Maron parte de um arquivo familiar para construir a narrativa pós-memorial e monta sua história-ficção-memória a partir de imagens, cartas, depoimentos e imaginação literária. No contexto geral da obra de Maron, e Pawels Briefe é caracterizado como livro central. Temas como pós-memória, memória crítica, narrativa geracional, trauma e luto são contemplados, cotejados e indagados, assim os problemas da recepção dos textos de memória. Ao se tratar de imagens justapostas ao texto narrativo, defende-se que, além de um aide-memoire, as fotografias representam a inserção do silêncio na linguagem narrativa. Para isso, parte-se da obra de Rancière e seus argumentos a favor da potência representativa da literatura e questionando o elogio do irrepresentável, procura-se incluir o silêncio como potência no terreno da linguagem, em vez de identificá-lo como aquilo que está para além dela.
Resumo
[en] The thesis proposes the investigation of the various forms of understanding memory in the literary work of Monika Maron (Berlin/ Germany, 1941-), specially in Pawels Briefe [Pavels Letters] (1999). With eloquent wealth of treatises, the author’s work inspired different forms of understanding and questioning the subject of memory. Maron uses a family archive to create a post-memorial narrative and builds her historical –fictional- memorial book with pictures, letters and literary imagination. Pawels Briefe is put as a central piece in a broader view of Maron’s work. Subjects like post-memory, critical memory, generational narrative, trauma and grief are discussed, compared and questioned here. So are the issuesregarding the reception of memory texts. Addressing the juxtaposition of images and narrative, I support that photographic images represent not only an aide-memoire but also the inlcusion of silence in prose. Based on the works of Rancière and his arguments in favor of the representative potentiality of literature and questioning the eulogy of the irrepresentable, its objective is to include silence as a force in the field of language, instead of identifying it as something that is beyond it. In Pawels Briefe, by Monika Maron, this minute’s silence can be identified in the insertion of photographic pictures.
Orientador(es)
KARL ERIK SCHOLLHAMMER
Banca
KARL ERIK SCHOLLHAMMER
Banca
ROSANA KOHL BINES
Banca
SUZANA KAMPFF LAGES
Catalogação
2013-07-15
Apresentação
2012-04-17
Tipo
[pt] TEXTO
Formato
application/pdf
Formato
application/pdf
Formato
application/pdf
Formato
application/pdf
Formato
application/pdf
Formato
application/pdf
Formato
application/pdf
Idioma(s)
PORTUGUÊS
Referência [pt]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=21759@1
Referência [en]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=21759@2
Referência DOI
https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.21759
Arquivos do conteúdo
CAPA, AGRADECIMENTOS, RESUMO, ABSTRACT, SUMÁRIO E LISTA DE FIGURAS PDF CAPÍTULO 1 PDF CAPÍTULO 2 PDF CAPÍTULO 3 PDF CAPÍTULO 4 PDF CAPÍTULO 5 PDF REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS, APÊNDICE PDF