Maxwell Para Simples Indexação

Título
[pt] A LINGUAGEM FOTOGRÁFICA NA FORMAÇÃO DO DESIGNER EM UM AMBIENTE DE CONVERGÊNCIA TECNOLÓGICA

Título
[en] THE PHOTOGRAPHIC LANGUAGE IN THE DESIGNER TRAINING IN AN ENVIRONMENT OF TECHNOLOGICAL CONVERGENCE

Autor
[pt] JOAO EDUARDO CHAGAS SOBRAL

Vocabulário
[pt] FOTOGRAFIA

Vocabulário
[pt] CONVERGENCIA

Vocabulário
[pt] FORMACAO DO DESIGNER

Vocabulário
[pt] LINGUAGEM FOTOGRAFICA

Vocabulário
[en] PHOTOGRAPHY

Vocabulário
[en] CONVERGENCE

Resumo
[pt] Esta tese parte da premissa que os ambientes de convergência, construídos a partir da tecnologia digital, estão afetando a disciplina de fotografia nos cursos de Design e, por conseqüência, interferindo nos processos de aprendizagem e na formação do designer. Esta investigação visa compreender o que os professores entendem por disciplina de fotografia, e, apropriando-se das novas tecnologias, que estratégias eles usam para disseminar o conhecimento entre os alunos. A pesquisa iniciou com uma pequena digressão sobre a fotografia na contemporaneidade e sobre a linguagem fotográfica, além de um levantamento sobre a disciplina de fotografia nos cursos de Design da PUC- Rio e da Univille, analisando as matrizes curriculares, ementas e percursos metodológicos. Foram também realizadas entrevistas com os professores que ministram esta disciplina, com o objetivo de colher e categorizar dados, os quais foram submetidos à técnica Análise do Conteúdo sob o enfoque dos lugares da imagem, contribuindo com a percepção sobre o papel que a fotografia desempenha em um diferente cenário tecnológico e na formação do designer nos cursos de Design da PUC- Rio e da Univille.

Resumo
[en] This thesis assumes that the environments of convergence, constructed from digital technology, are affecting the discipline of Photography courses in design and consequently interfering in the processes of learning and training of the designer. This research aims to understand what teachers mean by the discipline of Photography, and appropriating the new technologies, what strategies they use to disseminate knowledge among students. The research began with a small digression on contemporary photography and the photographic language, and a survey of the discipline of Photography in the courses of Design at PUC-Rio and Univille analyzing the curricular content, menus and methodological tracks. We also conducted interviews with teachers who teach this course in order to collect and categorize data, which were submitted to the content analysis technique from the standpoint of image sites, contributing to the perception of the role that photography plays in a different technological scenery and in the designer training in the courses of Design at PUC-Rio and Univille.

Orientador(es)
JACKELINE LIMA FARBIARZ

Coorientador(es)
IZABEL MARIA DE OLIVEIRA

Banca
JACKELINE LIMA FARBIARZ

Banca
IZABEL MARIA DE OLIVEIRA

Banca
LUIZA NOVAES

Banca
ALEXANDRE FARBIARZ

Banca
VERA LÚCIA DOS SANTOS NOJIMA

Banca
RODRIGO DE ALMEIDA BASTOS

Catalogação
2013-06-17

Apresentação
2011-08-19

Tipo
[pt] TEXTO

Formato
application/pdf

Formato
application/pdf

Formato
application/pdf

Formato
application/pdf

Formato
application/pdf

Formato
application/pdf

Formato
application/pdf

Idioma(s)
PORTUGUÊS

Referência [pt]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=21687@1

Referência [en]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=21687@2

Referência DOI
https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.21687


Arquivos do conteúdo
CAPA, AGRADECIMENTOS, RESUMO, ABSTRACT, SUMÁRIO E LISTAS PDF
CAPÍTULO 1 PDF
CAPÍTULO 2 PDF
CAPÍTULO 3 PDF
CAPÍTULO 4 PDF
CAPÍTULO 5 PDF
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS PDF