Maxwell Para Simples Indexação

Título
[en] BUSINESS MODELS: AN ANALYSIS OF IMPLEMENTATION AT PETROBRAS INTERNATIONAL BUSINESSES DEPARTMENT

Título
[pt] MODELO DE NEGÓCIOS: UMA ANÁLISE DE SUA IMPLANTAÇÃO NA ÁREA DE NEGÓCIOS INTERNACIONAIS DA PETROBRAS

Autor
[pt] FABIO DE MATOS DOMINGUES

Vocabulário
[pt] NEGOCIO

Vocabulário
[pt] PETROBRAS

Vocabulário
[pt] ALINHAMENTO ESTRATEGICO

Vocabulário
[en] BUSINESS

Vocabulário
[en] PETROBRAS

Vocabulário
[en] STRATEGIC ALIGNMENT

Resumo
[pt] Em 2009, frente a mudanças no cenário internacional e aos impactos gerados pela descoberta do pré-sal brasileiro no ano anterior, um novo posicionamento estratégico foi desenhado para a Área de Negócio Internacional da PETROBRAS. Esse novo posicionamento está fundamentado nos conceitos de rentabilidade, integração e complementaridade com as atividades nacionais da Companhia. Nesse sentido, para garantir um maior alinhamento estratégico e uma maior integração e complementaridade em suas atividades, a Área de Negócio Internacional passou a desenvolver Modelos de Negócios para cada um de seus eixos de atuação. Os Modelos de Negócios são uma ferramenta que tem como objetivo auxiliar no planejamento da Empresa, descrevendo a sua forma de atuação pela definição/identificação de seus clientes, do valor que lhes é entregue, da forma como esse valor é entregue e da quantificação dos custos e benefícios esperados. O objetivo da presente dissertação é apresentar como esses Modelos de Negócio estão sendo implementados e verificar se essa ferramenta permite a análise das estratégias da Companhia. Para tanto, está sendo utilizada como metodologia a pesquisa-ação, em que o autor é parte do projeto, envolvido na sua realização e buscando gerar conhecimento sobre esse processo.

Resumo
[en] In 2009, facing the changes in the international scenario and the impacts generated by the discovery of the Brazilian pre-salt in the previous year, a new strategic positioning was designed for the PETROBRAS International Business Area. This new positioning is grounded in the concepts of profitability, integration and complementarity with the company national activities. In this sense, to ensure a greater strategic alignment, integration and complementarity within its activities, the International Area started the development of Business Models for each of its axis of action. The Business Models are a tool that aims to assist in the planning of the company and describes the way the company operates through the definition / identification of its customers, the statement of the value that is delivered to them, the definition of the form in which this value is delivered and the quantification of the costs and benefits expected. The goal of this dissertation is to show how these Business Models are being implemented and to verify whether they are appropriate to analyze the strategies of the company. The methodology adopted was action research, in which the author is part of the project, and is involved both in its execution while develops knowledge.

Orientador(es)
MARIA ANGELA CAMPELO DE MELO

Banca
MARIA ANGELA CAMPELO DE MELO

Banca
TERESIA DIANA LEWE VAN ADUARD DE MACEDO SOARES

Banca
ANDREA BELFORT DE ANDRADE SANTOS

Catalogação
2012-11-22

Apresentação
2012-04-12

Tipo
[pt] TEXTO

Formato
application/pdf

Formato
application/pdf

Formato
application/pdf

Formato
application/pdf

Formato
application/pdf

Formato
application/pdf

Formato
application/pdf

Idioma(s)
PORTUGUÊS

Referência [pt]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=20728@1

Referência [en]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=20728@2

Referência DOI
https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.20728


Arquivos do conteúdo
CAPA, AGRADECIMENTOS, RESUMO, ABSTRACT, SUMÁRIO E LISTAS PDF
CAPÍTULO 1 PDF
CAPÍTULO 2 PDF
CAPÍTULO 3 PDF
CAPÍTULO 4 PDF
CAPÍTULO 5 PDF
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS PDF