Título
[en] BUSINESS MODELS: AN ANALYSIS OF IMPLEMENTATION AT PETROBRAS INTERNATIONAL BUSINESSES DEPARTMENT
Título
[pt] MODELO DE NEGÓCIOS: UMA ANÁLISE DE SUA IMPLANTAÇÃO NA ÁREA DE NEGÓCIOS INTERNACIONAIS DA PETROBRAS
Autor
[pt] FABIO DE MATOS DOMINGUES
Vocabulário
[pt] NEGOCIO
Vocabulário
[pt] PETROBRAS
Vocabulário
[pt] ALINHAMENTO ESTRATEGICO
Vocabulário
[en] BUSINESS
Vocabulário
[en] PETROBRAS
Vocabulário
[en] STRATEGIC ALIGNMENT
Resumo
[pt] Em 2009, frente a mudanças no cenário internacional e aos impactos
gerados pela descoberta do pré-sal brasileiro no ano anterior, um novo
posicionamento estratégico foi desenhado para a Área de Negócio Internacional
da PETROBRAS. Esse novo posicionamento está fundamentado nos conceitos
de rentabilidade, integração e complementaridade com as atividades nacionais da
Companhia. Nesse sentido, para garantir um maior alinhamento estratégico e
uma maior integração e complementaridade em suas atividades, a Área de
Negócio Internacional passou a desenvolver Modelos de Negócios para cada um
de seus eixos de atuação. Os Modelos de Negócios são uma ferramenta que tem
como objetivo auxiliar no planejamento da Empresa, descrevendo a sua forma de
atuação pela definição/identificação de seus clientes, do valor que lhes é
entregue, da forma como esse valor é entregue e da quantificação dos custos e
benefícios esperados. O objetivo da presente dissertação é apresentar como esses
Modelos de Negócio estão sendo implementados e verificar se essa ferramenta
permite a análise das estratégias da Companhia. Para tanto, está sendo utilizada
como metodologia a pesquisa-ação, em que o autor é parte do projeto, envolvido
na sua realização e buscando gerar conhecimento sobre esse processo.
Resumo
[en] In 2009, facing the changes in the international scenario and the impacts
generated by the discovery of the Brazilian pre-salt in the previous year, a new
strategic positioning was designed for the PETROBRAS International Business
Area. This new positioning is grounded in the concepts of profitability,
integration and complementarity with the company national activities. In this
sense, to ensure a greater strategic alignment, integration and complementarity
within its activities, the International Area started the development of Business
Models for each of its axis of action. The Business Models are a tool that aims to
assist in the planning of the company and describes the way the company
operates through the definition / identification of its customers, the statement of
the value that is delivered to them, the definition of the form in which this value
is delivered and the quantification of the costs and benefits expected. The goal of
this dissertation is to show how these Business Models are being implemented
and to verify whether they are appropriate to analyze the strategies of the
company. The methodology adopted was action research, in which the author is
part of the project, and is involved both in its execution while develops
knowledge.
Orientador(es)
MARIA ANGELA CAMPELO DE MELO
Banca
MARIA ANGELA CAMPELO DE MELO
Banca
TERESIA DIANA LEWE VAN ADUARD DE MACEDO SOARES
Banca
ANDREA BELFORT DE ANDRADE SANTOS
Catalogação
2012-11-22
Apresentação
2012-04-12
Tipo
[pt] TEXTO
Formato
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Idioma(s)
PORTUGUÊS
Referência [pt]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=20728@1
Referência [en]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=20728@2
Referência DOI
https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.20728
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