Título
[en] IN SEARCH FOR THE EVIDENCE OF GENERATIONAL EFFECTS IN LOW-INVOLVEMENT PRODUCT: THE CASE OF THE ETHANOL AS A CHOICE OF CAR FUEL
Título
[pt] PROCURA POR INDÍCIOS DE EFEITOS GERACIONAIS EM PRODUTO DE BAIXO ENVOLVIMENTO: O CASO DA ESCOLHA DO ETANOL COM COMBUSTÍVEL PARA O CARRO
Autor
[pt] TALITA BARBOSA MATOS PEIXOTO
Vocabulário
[pt] ETANOL
Vocabulário
[pt] CARRO FLEX
Vocabulário
[pt] BAIXO ENVOLVIMENTO
Vocabulário
[en] ETHANOL
Resumo
[pt] Este trabalho investiga vestígios de efeitos geracionais na escolha do etanol
como combustível para carro. Há evidências de que as políticas de incentivo aos
programas de diversificação da matriz energética influenciaram os hábitos de
consumo. Apesar do baixo envolvimento do consumidor na compra de
commodities, mas tendo em conta fatos como a crise do petróleo, o Proálcool, o
advento dos motores a álcool e flex fuel, este estudo investiga se há algum efeito
geracional na preferência por etanol em detrimento da gasolina como combustível.
O estudo faz uso de um questionário, aplicado somente para consumidores que
tomam decisões de abastecimento de carros tipo flex. A amostra inclui
consumidores de ampla faixa etária, de acordo com as necessidades de cobrir
diferentes possibilidades de efeitos geracionais. Os resultados apontam para
alguns indícios, particularmente para preocupações ambientais e envolvimento
com o carro.
Resumo
[en] This research investigates traces of generational effects in choice of ethanol
as a car fuel. There are evidences that incentive policies applied in the
diversification programs of energetic matrix has influenced consumption habits.
Despite low consumer involvement in the purchase of commodities, but
considering facts such as the oil crisis, the Alcohol Program, the advent of ethanol
and flex fuel engines, this study investigates whether there is any effect on the
generational preference for ethanol over the gasoline fuel. The study makes use of
a survey, applied only to consumers who make decisions in flex fuel cars filling.
The sample includes consumer’s wide age range, in order to cover the needs of
different possibilities generational effects. The results point to some evidence,
particularly for environmental concerns and car involvement.
Orientador(es)
PAULO CESAR DE MENDONCA MOTTA
Banca
PAULO CESAR DE MENDONCA MOTTA
Banca
MONICA ZAIDAN GOMES ROSSI
Banca
MARCOS LOPEZ REGO
Catalogação
2012-11-22
Apresentação
2012-04-17
Tipo
[pt] TEXTO
Formato
application/pdf
Formato
application/pdf
Formato
application/pdf
Formato
application/pdf
Formato
application/pdf
Formato
application/pdf
Formato
application/pdf
Formato
application/pdf
Idioma(s)
PORTUGUÊS
Referência [pt]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=20724@1
Referência [en]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=20724@2
Referência DOI
https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.20724
Arquivos do conteúdo
CAPA, AGRADECIMENTOS, RESUMO, ABSTRACT, SUMÁRIO E LISTAS PDF CAPÍTULO 1 PDF CAPÍTULO 2 PDF CAPÍTULO 3 PDF CAPÍTULO 4 PDF CAPÍTULO 5 PDF CAPÍTULO 6 PDF REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS E ANEXOS PDF