Maxwell Para Simples Indexação

Título
[pt] OS SIGNIFICADOS DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL PARA A TRAJETÓRIA PROFISSIONAL DOS JOVENS ORIUNDOS DO PROJOVEM URBANO

Título
[en] THE MEANINGS OF PROFESSIONAL EDUCATION FOR THE CAREER OF YOUNG PEOPLE COMING FROM THE YOUTH INCLUSION NATIONAL PROGRAM (PROJOVEM URBANO – RJ)

Autor
[pt] DENISE SILVA DE BARROS

Vocabulário
[pt] TRABALHO

Vocabulário
[pt] QUALIFICACAO PROFISSIONAL

Vocabulário
[pt] JUVENTUDE

Vocabulário
[en] WORK

Vocabulário
[en] YOUTH

Resumo
[pt] O presente estudo teve como objetivo analisar os significados da educação profissional para a trajetória profissional dos jovens oriundos do Programa Nacional de Inclusão de Jovens (ProJovem Urbano) na cidade do Rio de Janeiro. Para tal, desenvolvemos uma pesquisa de cunho qualitativo, com jovens moradores dos bairros de Costa Barros e Rocinha, que cursaram o Programa entre os anos de 2005 e 2010. No trabalho de campo realizamos entrevistas semiestruturadas com 9 jovens, nas quais buscamos ouvi-los a respeito do período que cursaram o ProJovem Urbano, principalmente no que tange ao seu processo de qualificação profissional. A análise do material obtido possibilitou perceber que o Programa se apresenta, para os nossos entrevistados, como uma possibilidade de conclusão do ensino básico (ensino fundamental). Porém, no que diz respeito à qualificação profissional oferecida o mesmo parece evidenciar um descompasso entre aquilo que é proposto e o que é posto em prática. Mesmo tendo um cunho de iniciação profissional, o que os jovens nos relatam são variados problemas que precarizam o andamento das aulas de qualificação, comprometendo a qualificação profissional pretendida.

Resumo
[en] This study aimed to analyze the meanings of Professional education for young people career from Youth Inclusion National Program (ProJovem Urbano) in Rio de Janeiro city. To this end, we developed a qualitative research with young residents of Costa Barros and Rocinha neighborhoods who attended this program between 2005 and 2010. During the fieldwork we conducted semistructured interviews with nine young people, in which we seek to listen them about the period they done ProJovem Urbano, especially in terms of their qualification process. The analysis of material obtained allowed us to realize that the program is showed to our respondents, as a possible completion of basic education (elementary school). However, with regard to professional qualifications offered the same seems to show a mismatch between what is proposed and what is put in practice. Even though a mark of professional initiation, what young people show us that they are different problems that undermines the progress of qualifying classes, compromising the desired qualification.

Orientador(es)
MYRTES DE AGUIAR MACEDO

Banca
MYRTES DE AGUIAR MACEDO

Banca
SUELI BULHOES DA SILVA

Banca
INEZ TEREZINHA STAMPA

Banca
MONICA MARIA TORRES DE ALENCAR

Catalogação
2012-03-08

Apresentação
2011-08-18

Tipo
[pt] TEXTO

Formato
application/pdf

Formato
application/pdf

Formato
application/pdf

Formato
application/pdf

Formato
application/pdf

Formato
application/pdf

Formato
application/pdf

Formato
application/pdf

Idioma(s)
PORTUGUÊS

Referência [pt]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=19252@1

Referência [en]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=19252@2

Referência DOI
https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.19252


Arquivos do conteúdo
CAPA, AGRADECIMENTOS, RESUMO, ABSTRACT, SUMÁRIO E LISTAS PDF
INTRODUÇÃO PDF
CAPÍTULO 1 PDF
CAPÍTULO 2 PDF
CAPÍTULO 3 PDF
CAPÍTULO 4 PDF
CAPÍTULO 5 PDF
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS, APÊNDICE E ANEXOS PDF