Maxwell Para Simples Indexação

Título
[pt] JOVENS, GESTORES E ESCOLAS FORA DE LUGAR?: GEOGRAFIAS DE OPORTUNIDADES EDUCACIONAIS DO ENSINO MÉDIO NA CIDADE DO RIO DE JANEIRO

Título
[en] YOUNG, SCHOOL MANAGERS AND SCHOOLS OUT OF PLACE?: GEOGRAPHIES OF HIGH SCHOOL EDUCATIONAL OPORTUNITIES IN THE RIO DE JANEIRO CITY

Autor
[pt] JOSE ROBERTO DA SILVA RODRIGUES

Vocabulário
[pt] ESTADO DO RIO DE JANEIRO

Vocabulário
[pt] OPORTUNIDADE

Vocabulário
[pt] FAVELA

Vocabulário
[pt] ENSINO MEDIO

Vocabulário
[en] RIO DE JANEIRO STATE

Vocabulário
[en] OPPORTUNITY

Vocabulário
[en] SLUM

Vocabulário
[en] HIGH SCHOOL TEACHING

Resumo
[pt] A presente pesquisa objetivou estudar o ensino médio (EM) em duas áreas do município do Rio de Janeiro através da relação de jovens e gestores de escolas frente às questões das oportunidades educacionais do ensino médio. A pesquisa parte do conceito de Geografia de Oportunidades (Galster e Killen, 1995) para investigar os aspectos objetivos (oferta de recursos educacionais) e subjetivos (valores, expectativas e aspirações) das oportunidades educacionais. Inicialmente a geografia objetiva das escolas de EM da cidade do Rio de Janeiro foi analisada com bases nos dados do Censo Escolar 2005, e foram identificadas duas regiões próximas às favelas caracterizadas simultaneamente por desigualdades entre oferta e demanda e pela proximidade com importantes centros comerciais. Neste sentido, foi selecionado um conjunto de escolas para ser realizado o trabalho de campo. A metodologia envolveu visitas às escolas, observações, entrevistas informais e semiestruturadas e aplicação de questionários. Os resultados indicam que a geografia objetiva das oportunidades não pode ser tomada como inerte, pois sobre ela incidem forças do campo como determinações políticas e sociais capazes de criar novas dinâmicas que também interferem na (r)elaboração da geografia subjetiva das oportunidades entre os indivíduos.

Resumo
[en] The current research aimed to study High School in two areas of Rio de Janeiro city through the relationship of youth and schoolmasters facing the issue of educational oportunities of High School. The research departs from the concept of Geography of Opportunity (Galster e Killen, 1995) to investigate the objective (offer of educational resources) e subjective aspects (values, expectations e aspirations) of educational opportunities. Firstly, the Geography of Opportunity of the schools of High School of Rio de Janeiro city was analyzed having as basys the data from Censo Escolar 2005, in which were identified two areas near slums marked simultaneously by relative inequality between supply and demand as well as by the proximity to major shopping centers. In this sense, a number of schools was selected so that a fied work could be carried out. The methodology involved visits to schools, observations, informal and semi-structured interviews, and the application of questionnaires. The results indicate that the geography of objective of opportunity can not be taken as inert, because on which focuses force fields as political and social determinations that are able to create new dynamics that as well interfere in the development of the subjective geography of opportunity among individuals.

Orientador(es)
FATIMA CRISTINA DE MENDONCA ALVES

Banca
ALICIA MARIA CATALANO DE BONAMINO

Banca
CYNTHIA PAES DE CARVALHO

Banca
FATIMA CRISTINA DE MENDONCA ALVES

Banca
MARIANE CAMPELO KOSLINSKI

Banca
ANA PIRES DO PRADO

Catalogação
2012-01-09

Apresentação
2011-12-21

Tipo
[pt] TEXTO

Formato
application/pdf

Formato
application/pdf

Formato
application/pdf

Formato
application/pdf

Formato
application/pdf

Formato
application/pdf

Formato
application/pdf

Formato
application/pdf

Idioma(s)
PORTUGUÊS

Referência [pt]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=18934@1

Referência [en]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=18934@2

Referência DOI
https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.18934


Arquivos do conteúdo
CAPA, AGRADECIMENTOS, RESUMO, ABSTRACT, SUMÁRIO E LISTAS PDF
CAPÍTULO 1 PDF
CAPÍTULO 2 PDF
CAPÍTULO 3 PDF
CAPÍTULO 4 PDF
CAPÍTULO 5 PDF
CAPÍTULO 6 PDF
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS E ANEXOS PDF