Título
[pt] A PERMANÊNCIA DE BOLSISTAS PROUNI NO CURSO NOTURNO DE PEDAGOGIA DO CENTRO UNIVERSITÁRIO DO NORTE (UNINORTE/LAUREATE)
Título
[en] THE PERMANENCE OF STOCK PROUNI NUGHT COURSE IN PEDAGOGY OF THE UNIVERSITY CENTER NORTH (UNINORTE ⁄ LAUREATE)
Autor
[pt] DARCI MARTINS NEVES
Vocabulário
[pt] ENSINO SUPERIOR
Vocabulário
[pt] ACESSO
Vocabulário
[pt] DESIGUALDADE
Vocabulário
[pt] PERMANENCIA
Vocabulário
[en] HIGHER EDUCATION
Vocabulário
[en] ACCESS
Vocabulário
[en] INEQUALITY
Vocabulário
[en] PERMANENCE
Resumo
[pt] A presente dissertação, A permanência de bolsistas ProUni no curso noturno de Pedagogia do Centro Universitário do Norte (UNINORTE/LAUREATE) buscou conhecer a percepção desses alunos em relação ao acesso e à permanência no ensino superior privado. Especificamente, procurou-se conhecer as razões que os levaram a aderir ao ProUni, as principais dificuldades que encontram para se manter no curso com aproveitamento acadêmico e as possíveis estratégias que os mesmos utilizam para lidar com as dificuldades no cotidiano do curso de pedagogia. Para tal, procedeu-se a um estudo de cunho quanti-qualitativo que, após revisão da literatura pertinente ao assunto e levantamento dos bolsistas ProUni no UNINORTE/Laureate, realizou entrevista semiestruturada com 10 alunos bolsistas do referido curso. A análise do material obtido indicou o reconhecimento, pelos entrevistados, da importância do Programa para o acesso ao ensino superior privado dos estudantes em situação economicamente menos favorecida, ao mesmo tempo em que apontou a necessidade de implementação de políticas públicas que garantam ao sujeito de baixa renda a permanência e conclusão do Curso, de forma a promover a superação das situações intersubjetivas decorrentes da sua situação de sujeito pobre.
Resumo
[en] This dissertation, The permanence of stock ProUni night course in Pedagogy of the University Center North (UNINORTE/ Laureate) sought to ascertain the perception of these students in relation to access and remain in private higher education. Specifically, we sought to ascertain the reasons that led them to join the ProUni, the main difficulties they encounter to stay on course with academic achievement, and the possible strategies that they use to deal with the daily difficulties of the pedagogy course. To this end, we carried out a study of quantitative and qualitative nature that after review of the literature pertaining to the subject and a survey of Fellows in ProUni UNINORTE / Laureate, held semi-structured interviews with 10 scholarship students of that course. The analysis of material obtained indicated the recognition of the importance of the Program for access to private higher education of students in economically less-favored status at the same time, which identified the need to implement public policies that guarantee the permanence and completion of the course subject that belongs to the class-who-lives-of-work, in order to promote the overcoming of intersubjective situations due to its poor state of the subject.
Orientador(es)
SUELI BULHOES DA SILVA
Banca
SUELI BULHOES DA SILVA
Banca
MARIA DE FATIMA CABRAL MARQUES GOMES
Banca
INEZ TEREZINHA STAMPA
Catalogação
2011-12-13
Apresentação
2011-06-03
Tipo
[pt] TEXTO
Formato
application/pdf
Formato
application/pdf
Formato
application/pdf
Formato
application/pdf
Formato
application/pdf
Formato
application/pdf
Formato
application/pdf
Idioma(s)
PORTUGUÊS
Referência [pt]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=18790@1
Referência [en]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=18790@2
Referência DOI
https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.18790
Arquivos do conteúdo
CAPA, AGRADECIMENTOS, RESUMO, ABSTRACT, SUMÁRIO E LISTAS PDF CAPÍTULO 1 PDF CAPÍTULO 2 PDF CAPÍTULO 3 PDF CAPÍTULO 4 PDF CAPÍTULO 5 PDF REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS E ANEXOS PDF