Maxwell Para Simples Indexação

Título
[en] BOTH ME AND THE OTHER: A STUDY ABOUT CONSUMPTION HABITS AMONG YOUNG UPPER CLASS GIRLS FROM SOUTH REGION OF RIO DE JANEIRO

Título
[pt] TANTO EU QUANTO O OUTRO: UM ESTUDO SOBRE O CONSUMO DE JOVENS MULHERES DE CLASSE ALTA DA ZONA SUL DO RIO DE JANEIRO

Autor
[pt] ANA CAROLINA BARRETO BALTHAZAR

Vocabulário
[pt] CULTURA

Vocabulário
[pt] SOCIABILIDADE

Vocabulário
[pt] CONSUMO

Vocabulário
[pt] BRASIL

Vocabulário
[pt] REPRESENTACAO SOCIAL

Vocabulário
[en] CULTURE

Vocabulário
[en] SOCIABILITY

Vocabulário
[en] CONSUMPTION

Vocabulário
[en] BRAZIL

Vocabulário
[en] IDENTITY

Vocabulário
[en] SOCIAL REPRESENTATION

Resumo
[pt] O presente estudo tem como objetivo entender a dinâmica de consumo de um grupo de jovens meninas de classe alta da Zona Sul do Rio de Janeiro. A partir de uma pesquisa de inspiração etnográfica buscou-se construir a rede de valores do grupo para assim dar sentido às práticas das informantes. O consumo é aqui interpretado como forma de comunicação social e analisado a partir de uma perspectiva informacional. Nesse sentido, observou-se que aquilo que, a partir dos estudos antropológicos de Roberto DaMatta, se convencionou chamar de dilema brasileiro também se processa no fenômeno do consumo. Isto é, assim como deveríamos enxergar na cultura brasileira a convivência de valores relacionais com uma ideologia moderna e individualista, na dinâmica de consumo do grupo também vemos duas dimensões: uma coletiva, que busca através do consumo reforçar os laços afetivos; e outra mais individualizada, onde o fenômeno tem como objetivo a construção de representações de identidade singulares. Enquanto numa dinâmica são os valores tradicionais e as redes de afeto que imperam, na outra o indivíduo é entregue aos seus próprios devaneios sobre o mundo e sobre si mesmo. O consumo do grupo brasileiro estudado se caracteriza então não por uma ou outra noção, mas pela mistura, pela relação entre valores modernos e tradicionais.

Resumo
[en] The aim of this work is to understand the consumption dynamics among a group of young upper class girls from the south region of Rio de Janeiro, Brazil. An ethnographic survey sought to build the network of values of the group in order to give meaning to their practices. Consumption is interpreted in this work as a form of social communication and analyzed from an informational perspective. In this sense, it was observed that the phenomenon called Brazilian dilemma by the anthropologist Roberto DaMatta to refer to national celebrations, also takes place in the consumption practices. We are able to observe a connection between two contrasting values in the Brazilian culture: tradition and a modern, individualist ideology. In the consumption dynamics we are also able to see both sides: a collective one, which happens to reinforce the affective connections between people, and an individualistic one, which ensures a singular identity representation for the person. While in one case, the group values dominate, in the other, the individual surrenders himself to his own daydreamings. Therefore, the consumption of this Brazilian group characterizes itself not by one or another dimension but by a mixture, by the relation between tradition and modern values.

Orientador(es)
EVERARDO PEREIRA GUIMARAES ROCHA

Banca
EVERARDO PEREIRA GUIMARAES ROCHA

Banca
GISELA GRANGEIRO DA SILVA CASTRO

Banca
JOSE CARLOS SOUZA RODRIGUES

Catalogação
2011-09-29

Apresentação
2011-03-29

Tipo
[pt] TEXTO

Formato
application/pdf

Formato
application/pdf

Formato
application/pdf

Formato
application/pdf

Formato
application/pdf

Formato
application/pdf

Formato
application/pdf

Formato
application/pdf

Idioma(s)
PORTUGUÊS

Referência [pt]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=18379@1

Referência [en]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=18379@2

Referência DOI
https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.18379


Arquivos do conteúdo
CAPA, AGRADECIMENTOS, RESUMO, ABSTRACT E SUMÁRIO PDF
CAPÍTULO 1 PDF
CAPÍTULO 2 PDF
CAPÍTULO 3 PDF
CAPÍTULO 4 PDF
CAPÍTULO 5 PDF
CAPÍTULO 6 PDF
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS E ANEXO PDF