Maxwell Para Simples Indexação

Título
[pt] EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS E PLURALIDADE CULTURAL: A REALIDADE DE UM COLÉGIO SUPLETIVO DE ENSINO MÉDIO

Título
[en] YOUTH AND ADULTS EDUCATION AND CULTURAL PLURALITY: THE REALITY OF A SUPPLEMENTARY HIGH SCHOOL

Autor
[pt] DIANA SAYÃO VIEIRA

Vocabulário
[pt] ENSINO MEDIO

Vocabulário
[pt] PLURALIDADE CULTURAL

Vocabulário
[pt] EDUCACAO INTERCULTURAL

Vocabulário
[en] HIGH SCHOOL TEACHING

Vocabulário
[en] CULTURAL PLURALITY

Vocabulário
[en] INTERCULTURAL EDUCATION

Resumo
[pt] O presente estudo aborda o tema da Educação de Jovens e Adultos (EJA) no ensino médio supletivo noturno. Focaliza uma escola que desenvolve essa modalidade de ensino, procurando compreendê-la na perspectiva do multiculturalismo crítico, sob a ótica da interculturalidade. Com essa abordagem, foi realizada uma pesquisa qualitativa, mais precisamente um estudo de caso, em um Colégio Estadual do Estado do Rio de Janeiro, denominado Colégio Arpoador. Foram selecionadas como estratégias metodológicas, além da revisão de bibliografia, três técnicas para a coleta de dados: a observação, a análise documental e a entrevista semiestruturada. Os objetivos principais da pesquisa foram: analisar se os(as) professores(as) do Colégio Arpoador reconhecem e trabalham com a realidade heterogênea dos(as) alunos(as), levando em consideração as práticas pedagógicas, o currículo e a construção da(s) identidades dos(as) alunos(as), além de buscar identificar as possíveis contribuições de uma educação intercultural para essa modalidade. Os resultados obtidos através dos depoimentos dos(as) professores(as) indicam que eles reconhecem a grande diversidade cultural dos(as) alunos(as). No entanto, essa realidade não parece ser referência para pensar suas práticas pedagógicas e a seleção do currículo. A educação intercultural não parece ser uma prática conhecida pelos(as) professores(as), mas foi possível perceber um esforço dos(as) mesmos(as) em compreender do que ela trata e como poderia ser promovida no cotidiano escolar. A partir dos resultados, a pesquisa procurou apontar dificuldades encontradas na EJA de ensino médio e sugerir caminhos de renovação, partindo do princípio que a educação intercultural é capaz de trazer múltiplos benefícios para esta realidade.

Resumo
[en] This work is a study about the Adults and Youth Education (Educação de Jovens e Adultos –EJA) in an evening high school equivalency program. We have chosen one school that is part of this kind of program and we have tried to understand its functioning under a critic multiculturalism perspective in an interculturallity vision. Starting with this premise, a qualitative research was carried out, in fact a case study, in a public school of the state of Rio de Janeiro, named Colégio Arpoador. The methodological strategies included, besides the bibliography review, three data collection techniques: observation, documental analyses and semi-structured interview. The main objectives were to analyze if Colégio Arpoador’s teachers recognize and work with the heterogeneous reality of its students, considering their pedagogical practices, the curriculum and the identity construction, besides identifying the contributions of an intercultural education for this kind of equivalency program. The results obtained from the teacher testimonies indicate that they recognize the existence of a great cultural diversity among students, although this reality seems not to constitute a reference to their pedagogical practices and the curriculum subject selection. It seems that teachers don’t experience the intercultural education as a practice, but there is an effort to understand how it works and how it can be stimulated in daily school. From the results, the research tried to show the difficulties found in high school EJA, and also tried to suggest ways to renovate the pedagogical practices, starting from the principle that intercultural education is a very productive way of giving multiples benefits for that reality.

Orientador(es)
VERA MARIA FERRAO CANDAU

Banca
JOSE CARMELLO BRAZ CARVALHO

Banca
VERA MARIA FERRAO CANDAU

Banca
IVANILDE APOLUCENO DE OLIVEIRA

Catalogação
2011-08-26

Apresentação
2011-05-03

Tipo
[pt] TEXTO

Formato
application/pdf

Formato
application/pdf

Formato
application/pdf

Formato
application/pdf

Formato
application/pdf

Formato
application/pdf

Formato
application/pdf

Formato
application/pdf

Idioma(s)
PORTUGUÊS

Referência [pt]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=18155@1

Referência [en]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=18155@2

Referência DOI
https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.18155


Arquivos do conteúdo
CAPA, AGRADECIMENTOS, RESUMO, ABSTRACT, SUMÁRIO E LISTAS PDF
CAPÍTULO 1 PDF
CAPÍTULO 2 PDF
CAPÍTULO 3 PDF
CAPÍTULO 4 PDF
CAPÍTULO 5 PDF
CAPÍTULO 6 PDF
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS E ANEXOS PDF